Da Redação
MANAUS – O Procon-AM (Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor) autuou a agência bancária da Caixa Econômica Federal no Uai Shopping, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, zona leste de Manaus, devido à infração cometida contra a Lei Estadual das Filas (139/2013), que regulamenta os tempos de espera e de disposição de funcionários para atendimento nos caixas. Também multou o banco em R$ 150 mil, valor estabelecido na lei.
A constatação foi realizada pelos fiscais do órgão nesta quinta-feira, 25, após denúncias de consumidores que queixaram-se da demora no atendimento. “Além de deixar ultrapassar o limite máximo de tempo, que é de 25 minutos em dias de pagamento do funcionalismo público, como é o caso hoje, a bateria de caixas, composta por cinco guichês, só estava com dois em funcionamento”, explica o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Fraxe orienta que o consumidor, ao chegar na agência, pegue a senha e ao chegar ao caixa, entregue o tíquete para o operador, carimbar com a data e o horário do início do atendimento. “Se o consumidor se sentir lesado pelo descumprimento da lei e quiser abrir um processo de conciliação no Procon-AM, o tíquete é uma prova da infração do estabelecimento, por isso, é tão importante que se pegue a senha”, destaca.