O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Caio André é candidato a presidente da CMM com apoio do prefeito

28 de novembro de 2022 Política
Compartilhar
Vereador Caio André apresentou candidatura à Presidência da Câmara de Manaus (Foto: Robervaldo Rocha/CMM)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – Apontado por parlamentares como nome que representa a “independência” do Poder Legislativo Municipal, o vereador Caio André (PSC), de 43 anos, lançou, neste final de semana, candidatura ao cargo de presidente da Câmara de Manaus e, segundo ele, já recebeu apoio de 25 colegas de parlamento. A eleição da nova presidência ocorre na próxima segunda-feira (5).

O nome de Caio surgiu em meio à resistência de parlamentares à reeleição do atual presidente da Casa, David Reis (Avante). Conforme vereadores ouvidos pela reportagem, Reis tentava aprovar um projeto de lei para mudar a Loman (Lei Orgânica do Município de Manaus) e autorizar a recondução dele ao cargo por mais dois anos, mas a proposta foi reprovada pela maioria.

Nas últimas semanas, Reis foi criticado por colegas de parlamento, que divulgaram um manifesto contra a proposta de alteração na Loman. A “rebelião” levou o líder do prefeito na Câmara, Marcelo Serafim (Avante), a entregar o cargo. Ele alegou que não tinha “nenhuma condição de continuar na liderança” em razão da divisão na base aliada do prefeito.

Em entrevista ao ATUAL nesta segunda-feira (28), Caio disse, inicialmente, que precisou do “aval do prefeito, da base” para ser candidato ao cargo, pois, segundo ele, “ninguém é candidato de si mesmo”. Depois, após a reportagem consultar vereadores que declararam apoio a ele, Caio afirmou que apenas comunicou o prefeito a respeito de sua candidatura à Presidência da Casa.

“Eu não fui pedir aval do prefeito. Eu comuniquei o prefeito que eu era candidato. Eu sou candidato do grupo dos 22 [vereadores], que nasceu contra aquela medida de modificação da Lei Orgânica para reeleição do David”, afirmou o vereador do PSC. “Não pedi aval de ninguém. Quem me deu aval foram os vereadores. A Câmara é independente”, completou.

Caio também disse que conversou com o governador Wilson Lima (União Brasil) sobre sua vontade em disputar o cargo. “Os poderes são independentes. O governador não se meteu nem na eleição da Assembleia… Como eu sou próximo dele, eu o comuniquei. Ele disse: “vai lá, converse com seus pares, com o prefeito. Faça o que você achar melhor”, disse o vereador.

De acordo com Caio, a proposta de ser candidato a presidente da Casa surgiu em meio ao movimento contra a proposta de Reis. “Estávamos todos unidos em razão daquela possível modificação da Lei Orgânica do Município para reeleição, coisa que seria muito prejudicial. A gente não aceitou. E em função disso esse grupo se uniu e eu acabei sendo escolhido”, disse Caio.

O vereador do PSC disse que tentará restabelecer a harmonia na Casa. “Espero que nós consigamos reunir todos aqueles que lutam em prol de uma administração participativa, que a gente consiga realinhar tudo isso juntos, a gente consiga reconduzir essa base mais próxima ao prefeito na administração atual”, afirmou Caio.

Os nomes que irão compor a Mesa Diretora em um possível mandato de Caio ainda não foram definidos, conforme informou o vereador. Apenas a vice na chapa dele foi escolhida: a vereadora Yomara Lins (PRTB). “Nós não montamos chapa ainda. A pretensão é que ela seja a vice. Nós estamos montando a chapa. Não há ainda nenhuma definição nesse sentido”, disse Caio.

Até a manhã de hoje, além de Caio, outros dois vereadores haviam lançado candidatura ao cargo: Sassá Custódio (PT) e Rodrigo Guedes (Republicanos). No início da tarde, Rodrigo Guedes retirou sua candidatura e anunciou apoio a Caio. Conforme o regimento interno da Câmara, os parlamentares podem apresentar candidatura até o início dos trabalhos no dia da eleição.

De acordo com parlamentares, a rejeição a Reis não representa uma oposição ao prefeito, mas uma “vontade dos vereadores de ter um presidente escolhido por eles”. “A maioria dos vereadores que apoiam o Caio é da base do prefeito. Não existe oposição ao prefeito, e, sim, a Câmara exercendo o seu poder de independência”, disse Elissandro Bessa (Solidariedade).

“Não vejo que seja um recado do Poder Legislativo para prefeitura ou para o prefeito, mas a união dos vereadores em torno de um nome. (…) Chega a ser importante para a cidade de Manaus, nesses próximos dois anos, a Câmara ser realmente dos vereadores, não ter interferência nenhuma”, completou o vereador.

De acordo com o vereador Carpê Andrade (Republicanos), Caio não foi indicado por David Almeida, mas escolhido pela maioria dos vereadores da Casa. “Caio nunca foi opção para a Presidência da Câmara pelo prefeito. Ele foi escolhido entre os 22. David não conseguiu viabilizar ninguém. Sabia que se colocasse uma chapa iria perder e aceitou que seríamos a maioria”, disse o vereador.

Para Caio André, sua missão será “reconciliar a sociedade junto à Câmara”. “Ela precisa ter uma independência, precisa estar mais próxima da sociedade manauara, tem andado muito apartada. Nós decidimos lançar essa candidatura em conjunto, na linha desse grupo. Sou da base do prefeito, falei, conversei com o prefeito, e nós temos construído isso”, disse Caio.

Notícias relacionadas

Braga pede audiência pública no Senado para debater fim da escala 6×1

Juíza proíbe uso de bem público em propaganda de Roberto Cidade

Dez candidatos com patrimônio milionário estão na lista do Bolsa Família

Juíza manda David apagar vídeo sobre obra do ‘Minha Casa, Minha Vida’

‘Tem gente que joga contra o trabalhador’, diz Lula sobre o fim da escala 6×1

Assuntos Caio André, Câmara Municipal de Manaus, David Almeida, David Reis, manchete, Presidência da Câmara
Felipe Campinas 28 de novembro de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Nas imagens, o ex-prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), associa as obras à candidatura ao governo (Foto: Divulgação)
Política

Juíza manda David apagar vídeo sobre obra do ‘Minha Casa, Minha Vida’

24 de agosto de 2026
Variedades

#SouManaus terá 14 artistas nacionais; saiba as atrações do festival

24 de agosto de 2026
Omar Aziz e Roberto Cidade
Política

Omar tem 25,7% e Roberto Cidade 24% em pesquisa estimulada da Projeta

24 de agosto de 2026
Candidaturas de negros são quase a metade dos candidatos nas Elições 2026 (Imagem ilustrativa gerada por IA/Google)
Política

Homens dominam candidaturas e negros são 49,64% dos candidatos

24 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?