
Do ATUAL
O Brasil garantiu neste domingo (28) duas medalhas no Judô. O primeiro pódio nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 para os brasileiros foi conquistado pelo judoca Willian Lima (categoria até 66kg); o bronze veio com a vitória de Larissa Pimenta (categoria até 52kg) sobre a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial da categoria.
Aos 24 anos, o brasileiro Willian Lima tentou o ouro depois de derrotar Gusman Kyrgysbayev, do Casaquistão, e avançar para a final, mas não conseguiu superar o japonês Hifumi Abe, favorito por ser o atual campeão olímpico da categoria e dono de três títulos mundiais.
Depois da derrota, Willian lamentou e chegou a pedir desculpas pela conquista da prata por ter desperdiçado o ouro. Ele dedicou a conquista ao filho, a quem disse ter prometido levar uma medalha.
A primeira vitória do brasileiro na Olimpíada de Paris foi com o emoção, contra o usbeque Sardor Nurillaev, a poucos segundos do fim. Nas oitavas de final, Lima derrotou o turcomeno Serdar Rahimov, que levou três punições, número máximo no judô, o que gera desclassificação. Já nas quartas de final, a vitória veio sobre o mongol Baskhuu Yondonperenlei.
O judoca de Mogi das Cruzes (SP) faturou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Foi prata por equipes mistas e bronze no individual. Ele é treinado por Leandro Guilheiro, dono de duas medalhas de bronze olímpicas (Atenas-2004 e Pequim-2008).
Larissa Pimenta levou duas punições e ficou dependendo de mais uma para perder a oportunidade de medalha, mas conseguiu se recuperar. Em seguida, as punições foram para a italiana Odette Giuffrida, que após receber a terceira punição, foi desclassificada.
Pimenta chorou ao receber a confirmação da medalha de bronze, e foi consolada pela adversária.