
Do ATUAL
MANAUS – Indicado pela bancada federal do Amazonas (8 deputados e 3 senadores) para o comando da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o ex-deputado federal Bosco Saraiva aguarda decisão do governo Lula.
“Houve uma reunião da bancada na tarde de ontem [quarta-feira, 1º] em que, por unanimidade, senadores e deputados federais indicaram o meu nome para a vaga de superintendente da Suframa. É o que há, de fato”, disse Bosco Saraiva.
Saraiva disse que aguarda a manifestação da Presidência da República para confirmar ou não sua nomeação. “Agora existe a parte do Poder Executivo. Nós estamos aguardando a manifestação do Poder Executivo”, afirmou.
A Suframa está sem superintendente desde 29 de dezembro de 2022 quando o general de brigada Algacir Antônio Polsin foi exonerado no final do governo de Jair Messias Bolsonaro.
O partido a que Bosco Saraiva é filiado atualmente, o Solidariedade, foi autor de ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir direitos ameaçados ao sistema econômico da Zona Franca durante o governo Bolsonaro.
A Suframa é autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Trajetória
João Bosco Gomes Saraiva, 63 anos, é amazonense de Manaus. Foi vereador em quatro legislaturas, deputado estadual em dois mandatos e deputado federal entre 2019 e 2022.
Ano passado, abriu mão da reeleição para disputar o cargo de deputado estadual, obteve 18.853 votos e não foi eleito.
Exerceu cargos públicos administrativos por nomeação na extinta Empresa Municipal de Urbanização e no Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano). Foi vice-governador e secretário de Estado de Infraestrutura.