
Do ATUAL, com Agência Senado
MANAUS- Comandada por deputados bolsonaristas, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, reconvocou o ministro da Justiça, Flávio Dino, para audiência pública. A alegação é prestar esclarecimentos sobre ações do ministério. A audiência foi marcada para a próxima terça-feira (24). Dino foi chamado para comparecer ao colegiado no dia 10 de outubro, mas alegou compromissos e faltou.
A comissão tem como presidente o deputado Sanderson (PL-RS), Alberto Fraga (PL-DF), primeiro vice; Coronel Ulisses (União-AC), 2º vice; e Delegado da Cunha (PP-SP), 3º vice.
Por lei, ministros de Estado são obrigados a atender a convocação de senadores e deputados para falar sobre assuntos relevantes da sua área de atuação. Dino justificou sua ausência em razão de “uma grande operação policial integrada”.
Após faltar, o ministro da Justiça sofreu críticas por parte dos parlamentares. O presidente da comissão, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) afirmou que os parlamentares “não estão brincando” com a segurança pública.
Para esta nova audiência, há pelo menos 20 requerimentos cobrando a presença do ministro, todos apresentados por parlamentares de oposição ao governo.
Os deputados integrantes da Comissão cobram explicações de Dino sobre os atos de 8 de janeiro; regulamentação das armas; invasão de terras, interferência na Polícia Federal; fake news sobre caçadores, atiradores e colecionadores (CACs); corte de verba no Orçamento de 2024 para combate ao crime organizado; ataques aos membros da comissão; controle de conteúdos danosos no YouTube; prisões relativas a dados falsos sobre vacinas e criminalização do game.