![embarcação naufraga no Rio Amazonas](https://amazonasatual.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Barco-Naufragio-Amazonas.jpg)
Por Marcelo Moreira, do ATUAL
MANAUS – Um barco que saiu de Manaus com destino a Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros da capital) naufragou na madrugada deste sábado (16) no Rio Amazonas, em Itacoatiara (175 quilômetros de Manaus), após o casco da embarcação ser furado por um tronco de madeira à margem do rio, conforme informou o comandante da embarcação, Márcio Alexandre da Rocha. O barco tinha 16 passageiros e três tripulantes, que conseguiram sair a tempo.
“Foi por volta de 4h, a gente vinha baixando o Rio Amazonas, indo para o Rio Paraná da Trindade, e quando chegamos já na saída do Paraná, a embarcação começou a bater com a ventania. uma ventania seca, e nós resolvemos encostar. No que nós encostamos, aí tinha um tôco às margens, e furou o casco da embarcação”, disse Márcio Alexandre.
Os passageiros foram retirados do barco assim que a embarcação encostou na margem do rio. Segundo Márcio Alexandre, o barco naufragou 30 minutos após ter o casco furado. Uma comunidade próxima ao local do acidente resgatou passageiros e tripulantes.
O comandante disse que a embarcação estava regularizada. Os 16 passageiros foram realocados em outras embarcações em Itacoatiara. Sete deles foram levados para a comunidade de Itapeaçu, distrito de Urucurituba (a 218 quilômetros de Manaus). Os demais seguiram viagem para Boa Vista do Ramos, e o comandante retornou a Manaus.
O tripulante Valcenido Tavares Ferreira disse que não conseguiu resgatar os pertences pessoais a tempo.
“Documentos pessoais, né? Identidade, CPF, carteira, registro, bolsa, e outras coisas, tinha cimento, ar condicionado tinha vários, muita coisa”, disse Valcenido.