
Do ATUAL
MANAUS – Uma balsa que transportava alimentos encalhou em um rio na região de Humaitá, no Sul do Amazonas, e a carga foi retirada por moradores de uma comunidade. A embarcação bateu em bancos de areia que surgem no período da vazante dos rios.
O momento da retirada dos alimentos foi registrada em vídeo que circula nas redes sociais. Os moradores colocam o material em diversos botes ao redor da balsa. Não há informações sobre autorização para a remoção do material da embarcação.
De acordo com o Governo do Amazonas, a seca no Amazonas atinge 111 mil pessoas. Dos 62 municípios amazonenses, 15 estão em situação de emergência.
Na terça-feira (26), o governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu, em Brasília (DF), com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e representantes de mais seis órgãos federais. No encontro, foi definida a criação de uma força-tarefa do Governo Federal para reforçar as ações que vêm sendo realizadas pelo Estado para enfrentar os impactos da estiagem no Amazonas.
Segundo o governador, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional se comprometeu com o envio de itens como cestas básicas e água. O Ministério do Meio Ambiente garantiu que vai intensificar o combate aos incêndios, reforçando o trabalho de bombeiros militares e brigadistas que já atuam no estado, principalmente no sul do Amazonas.