
Do ATUAL
MANAUS – Um avião Seneca, modelo BEM-810 e matrícula PT-RFU, foi interceptado no domingo (2) nas imediações de Manacapuru (a 86,8 quilômetros de Manaus) às 10h. Perseguido por aeronaves do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais) da FAB (Força Aérea Brasileira) e Polícia Federal, o piloto fez pouso de emergência em uma pista de terra e colidiu com algumas árvores. O piloto ainda ateou fogo no avião e fugiu pela mata.
A PF estima que 500 quilos de drogas, entre maconha tipo skunk e haxixe, estavam no avião. Segundo a FAB, parte foi incinerada.
O avião de pequeno porte veio do Peru e não tinha autorização de voo no espaço aéreo brasileiro. A aeronave foi detectada pelos radares do Sisdabra (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro).
A interceptação ocorreu com aviões A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk. A intercepção faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira.
A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.