
Da Redação
MANAUS – O recente aumento de internações no estado de São Paulo mostra que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou. O alerta é da professora Soraya Smaili, farmacologista da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.
De acordo com a farmacologista, a elevação de casos mostra que era cedo para flexibilizar completamente o uso da máscara. No estado de São Paulo, o governo estadual anunciou que o uso do item deixou de ser obrigatório em 17 de março. Mas a média móvel de novas internações no estado, considerando UTI e enfermaria, aumentou 74% em três semanas. Os dados comparam os dias 6 e 27 de maio, quando as médias chegaram a 176 e 306, respectivamente.
A farmacologista recomenda que a população volte a usar máscaras. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital voltaram a orientar o uso em ambientes fechados. Contudo, outros cuidados também são necessários, como evitar aglomerações e continuar higienizando as mãos.
“Acabar com o uso de máscaras foi prematuro, não custava nada deixar o uso em ambientes internos. O fim do decreto de emergência sanitária também em nada ajudou. É preciso retomar o uso de máscaras e continuar a vacinação. Muita gente ainda não tomou a dose de reforço, que é fundamental para evitar a doença grave. A variante está circulando. Vamos usar a nossa máscara e evitar um problema maior”, disse Soraya Smaili.
Smaili afirma que com base na flexibilização do uso de máscara e no aumento do número de casos fica evidente que as decisões relacionadas à pandemia devem ter como base a ciência.
“Vamos tirar as máscaras do armário. Não vamos cair nessa armadilha, usar máscaras de maneira correta, de boa qualidade e em todos os locais fechados. Não vai prejudicar ninguém e pode estancar esse novo crescimento do virus”, orientou.
A farmacologista afirma que a situação só não está mais grave, como era no início da pandemia, devido às vacinas. “As vacinas nos salvaram e continuam nos salvando, mas não existe milagre. É preciso evitar o surgimento de novas variantes e diminuir a circulação do vírus. A pandemia não acabou e temos que conviver com ela, a cada onda tomar as devidas providências. E atenção, aqueles que não tomaram as vacinas ou não completaram as doses, estão contribuindo para a continuidade da pandemia”, alertou.
