Por Murilo Rodrigues, do ATUAL
MANAUS – Ataque no Instituto Adventista de Manaus, escola particular localizada no bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, deixou três feridos na tarde desta segunda-feira (10), segundo a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas). Testemunhas relataram que um aluno de 12 anos feriu uma professora e dois colegas de classe com uma faca.
O adolescente foi levado para DEAAI (Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais).
Um aluno relatou que o autor do ataque estava na sala de aula quando puxou a faca da bolsa. “Ele levantou os braços e falou assim: ‘olá, querida. Cheguei’. Ele sentou no lugar, levantou e saiu correndo. A professora também saiu correndo, ele foi atras pra tentar bater nela, aí pularam em cima dele”, disse o estudante.
Beatriz Souza Lucena, 35 anos, mãe de um estudante, disse que o adolescente que realizou o ataque sofria bullying na escola por meio de grupos de WhatsApp da escola. “Eu até tirei meu filho de todos os grupos”, disse a mulher.
O sargento da Rocam (Ronda Cândido Mariano) Elizandro Silva afirmou à reportagem que o adolescente realizou o ataque com um cutelo (modelo de faca), mas logo foi contido. “Quando ele começou o ataque, os alunos correram e o imobilizaram”, disse o agente.
De acordo com o PM, o autor do ataque disse à polícia que carregava na bolsa outros materiais que seriam usados para o ataque. Na bolsa dele havia três coquetéis molotov.
O sargento também disse que o aluno já era monitorado pela escola por apresentar comportamento suspeito.
As vítimas tiveram ferimentos leves e logo foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Procurada pela reportagem, a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) informou que informações sobre o caso serão divulgadas na terça-feira (11).
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que em menos de dez minutos, a ocorrência foi atendida pelas equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil do Amazonas. As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Prefeitura Municipal de Manaus. O adolescente foi apreendido e encaminhado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde o caso foi registrado. Outras informações serão divulgadas em entrevista coletiva, na sede da Delegacia-Geral, nesta terça-feira (11/04).
O Colégio Adventista de Manaus divulgou na noite desta segunda-feira a seguinte nota:
COMUNICADO À IMPRENSA
Diante do ataque de um aluno na tarde desta segunda-feira, 10 de abril de 2023, o Colégio Adventista de Manaus – IAM, localizado no bairro Cachoeirinha, informa que acionou as autoridades competentes e foi prestado todo o atendimento médico aos dois estudantes e à funcionária atingida, que passam bem.
Lamentamos profundamente o ocorrido, e nos solidarizamos com as vítimas e familiares, dando todo o apoio. Estamos fornecendo as informações necessárias às autoridades. Neste momento, as medidas administrativas em relação ao agressor estão sendo adotadas.
A Educação Adventista preza pelo respeito à vida, repudia todo tipo de violência e ressalta sua preocupação com a harmonia e o bem-estar dos alunos.
Colégio Adventista de Manaus (IAM)
Manaus, Amazonas
10 de abril de 2023.”
Providências devem ser tomadas urgentemente.
Semana passada uma pessoa entrou no COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR V na Universidade Nilton Lins. Vestiu uma farda do colégio, e entrou no período da manhã, e ao que parece a Major que é Diretora do Colégio não está querendo tornar público o caso. Os pais dos alunos já tentaram falar com a Major e não foram recebidos pela Diretora.
Até quando vamos conviver com isso?
São os nossos filhos que estão dentro destes colégios.
Segurança Armada é o que deve ser implantado em todos os estabelecimentosdeensino, seja público ou privado.
Meus parabéns, então se o seu filho for o agressor sa história, os seguranças devem utilizar as armas? Isso?
Os ataques de adolescente só mostram que há alguma deficiência nas famílias.
Se o filho dele for o agressor e tiver que tomar bala, antes ele do que outros!! É isso mesmo, segurança armada nas escolas pra já
Prof. Renata, libera a gente!!!!
Pow… Será que nem na escola poderemos deixar nossos filhos seguros?
Cadê o Estado para garantir isso? Cadê a secretaria de educação para coibir esse tipo de comportamento?
Segurança armada e baixar a maioridade penal.
Ameaça de massacre no Colégio Militar Vasco dos Reis de Goiania/GO semana passada, e hoje vi noticias de outra aluna ameaçando outro colégio só que em Bela Vista de GO, nossas crianças não tem paz.
Olá boa noite me chamo Luciano moro em são Paulo. Tenho uma filha de 16 anos e estamos preocupado com está situação .no Brasil .
A minha opinião é colocar detector de metais em todas as escolas .seja pública eu privada.
Porque os professores não podem revistar bolsas de alunos.
É complicado só Deus .
A tribo dos Manáos chamando atenção do Brasil!
Primeiramente, quero parabenizar a excelência desta matéria, em riqueza de detalhes ao se importar com a compreensão e o entendimento do leitor.
Sobre o fato, é triste viver em uma situação como essa, onde nós últimos dias não temos a segurança de deixar nossos filhos na escola. Não estamos preparados para isso, o foco era pra ser outro (educação), mas agora precisamos nos preocupar com atentados.
Que Deus tenha misericórdia das crianças, adolescentes e todos os profissionais.
Guarda armada em todos os colégios . Não dar moleza para esquizofrênico . Esta onda toda é por q as leis são frouxas.
Os adolescentes terão acompanhamento psicológico?