O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política.

Arthur vai pedir a ministro soluções para criminalidade que afeta serviço público

21 de agosto de 2018 Política.
Compartilhar
Prefeito Arthur Virgílio Neto
Prefeito Arthur Virgílio Neto apresentou números de roubos e furtos em unidades de saúde nesta terça-feira (Foto: Mário Oliveira/Semcom)

MANAUS – Em entrevista coletiva nesta terça-feira, 21, na sede da Prefeitura de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) apresentou um balanço das ocorrências de furtos e roubos à estruturas de atendimento público do município e, por telefone, marcou encontro com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para buscar soluções aos elevados índices de criminalidade na capital.

De acordo com o levantamento da Prefeitura de Manaus, do início de 2018 até este mês de agosto, já foram contabilizadas 1.826 ocorrências aos principias órgãos públicos do município, com destaque para saúde, educação e transporte coletivo, prejudicando o pleno funcionamento desses serviços e levando prejuízos à população que fica sem atendimento.

Segundo o prefeito, o ministro Raul Jungmann está em viajem pela Colômbia e, tão logo retorne ao Brasil, irá ao seu encontro para apresentar a situação da insegurança que aflige a cidade de Manaus. “Vou denunciar o que acontece em Manaus para o Brasil. A primeira medida e a mais justa que poderia tomar é recorrer ao ministro Raul Jungmann, que hoje controla as ações de segurança, por parte do governo federal, em relação a essas fragilidades nos Estados”, declarou.

Arthur Virgílio também cobrou mais efetividade por parte do Governo do Amazonas. “Minha sugestão é que a sociedade se una para dar um basta nesse quadro de anomia, ou seja, de ingovernabilidade. São assassinatos diários, furtos, roubos e violência. Não se sabe qual será a próxima escola ou UBS a ser assaltada, qual violência será cometida contra a população civil que está sob terror, em absoluta situação de medo”, disparou.

Além do prejuízo material e até psicológico aos servidores municipais e pessoas atendidas, os furtos e assaltos prejudicam o andamento do serviço público oferecido pelo município. “Quando se assalta uma UBS os funcionários não querem ficar, entram em choque, isso é normal. As pessoas procuram a UBS e ficam sem atendimento porque a unidade é fechada no dia da ocorrência”, observou Arthur.

O prefeito também falou sobre a contratação de 300 agentes de portaria para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para tentar conter a onda de assaltos as UBSs. “Atendendo a reivindicação de diretores de unidades de saúde nós estamos contratando agentes de portaria para dar uma sensação de segurança e já autorizei o secretário a fazer isso”, afirmou.

Ocorrências

De janeiro a agosto, conforme dados da Gerência Administrativa da Semsa, 49 ocorrências de roubos e furtos já foram registradas pelas Unidades de Saúde. Nos últimos dias, quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram alvo da ação de bandidos, inclusive, assalto à mão armada.

Do total, mais de 65% das ocorrências registradas foram de furtos e 21,88% foram de roubos. Analisando por Distrito, aproximadamente, 63% dos casos aconteceram no Distrito de Saúde (Disa) da zona Norte, 22% na divisão Oeste e 13% no Disa Leste. Entre os materiais mais visados pelos bandidos estão aparelhos celular, computador, botija de gás e condicionadores de ar.

Transporte coletivo

O levantamento feito pela SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos), realizado junto ao Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas) aponta que, de janeiro a julho, foram registradas 1.672 ocorrências de roubos em ônibus, uma média de 238 por mês, ou seja, ao menos 8 veículos do transporte coletivo são assaltados por dia.

Educação

No município de Manaus, 429 escolas municipais contam com o monitoramento do Cose (Centro de Operações de Segurança Escolar), com serviços de guarda e câmera. Mesmo assim, conforme dados da Semed (Secretaria Municipal de Educação), de janeiro até a primeira quinzena de agosto, 85 unidades de ensino sofreram assalto, furto ou vandalismo. Os dois últimos assaltos foram agressivos, com rendição de professores e alunos, na Escola Municipal Padre Calleri, na BR-174, e na Cemasp 1, no conjunto Eldorado, ocorridas na última sexta-feira, 17/8.

Assistência Social

Já na área social, as ocorrências somam 21 registros, desde o início do ano. Nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) destaca-se o localizado no Prourbis, no Jorge Teixeira, onde foram registradas oito ocorrências. As unidades da Redenção, Alfredo Nascimento, Betânia e São José 3 e 4 também foram alvo da ação de bandidos.

Outras 5 unidades dos Creas (Centros de Referências Especializados em Assistência Social) tiveram registros de roubos e furtos. Além do Centro Social Urbano do Parque 10 de Novembro, também gerido pela Semmasdh (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos), que este ano contabiliza três ocorrências.

Notícias relacionadas

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

Secretário pede mais investimento para ampliar combate ao crime no AM

Apenas 32% dos brasileiros se setem seguros na cidade onde vivem

Lula sanciona lei que endurece regime para presos condenados por homicídio de policiais

Pesquisa busca identificar violência contra a mulher nas polícias

Assuntos Arthur Virgilio Neto, Raul Jungmann, segurança pública
Valmir Lima 21 de agosto de 2018
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
3 Comments
  • Roberto Santos disse:
    21 de agosto de 2018 às 22:04

    Ajudaria muito se a prefeitura, ao invés de pagar muitos milhões, para empresa COSE, em troca apenas de monitoramento, que não ajuda em nada, equipasse a guarda municipal, e a colocasse nos prédios e espaços públicos.

    Responder
  • Janio disse:
    21 de agosto de 2018 às 22:26

    Hoje (21/10/2018)as 13:30 tinha 2 onibus tipo BRT com pintura da prefeitura de São Paulo. Seria bom este portal tentar localizar pois haverá maquiagem e estarão apresentando estes ônibus como NOVOS. Na verdade são ônibus usados e os mesmos tem ar condicionado.

    Responder
  • Janio disse:
    21 de agosto de 2018 às 22:28

    Os ônibus da prefeitura de São Paulo estavam trafegando na avenida do Turismo. Estavam sendo abastecido num posto antes do cemitério.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública, afirmam especialistas (Imagem i8lustrativa gerada por IA/Meta)
Dia a Dia

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

24 de maio de 2026
Anézio Paiva (o 4º da esquerda para a direita) com autoridades do Ministério da Justiça: mais investimento na segurança no Amazonas (Foto: SSP-AM/Divulgaão)
Dia a Dia

Secretário pede mais investimento para ampliar combate ao crime no AM

21 de maio de 2026
toque de recolher
Dia a Dia

Apenas 32% dos brasileiros se setem seguros na cidade onde vivem

19 de maio de 2026
Missa de 7 dias policias
Dia a Dia

Lula sanciona lei que endurece regime para presos condenados por homicídio de policiais

12 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?