
MANAUS – O jornalista Amaral Augusto de Souza, 34, assumiu nesta terça-feira, 2, a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Amazonas (Secom), em substituição à jornalista Lúcia Carla Gama, que comandou a pasta por cinco anos e seis meses (julho de 2010 a janeiro de 2016).
A jornalista Lúcia Carla Gama informou ao AMAZONAS ATUAL que pediu desligamento da chefia da Secretaria Estadual de Comunicação do governo de José Melo (Pros) para assumir um novo projeto: a coordenação de comunicação em uma instituição empresarial, cujo nome preferiu não informar.
Ela disse que sua saída do governo foi solicitada desde o fim do ano passado, mas que entrou em um acordo com o governador para finalizar o processo de desligamento este mês. “O governador (José Melo) foi muito gentil e compreensivo em aceitar meu pedido de exoneração e achamos melhor aguardar até o momento em que ele achasse alguém de confiança, que foi o que aconteceu”, explicou Carla, se referindo ao jornalista Amaral Augusto.
A jornalista negou qualquer atrito com José Melo. “Não houve briga ou nenhum desgaste. Apenas entendi que era a hora. Mais de 13 anos trabalhando no serviço público, entendi que era hora de mudar. Recebi uma proposta para trabalhar na coordenação de comunicação de uma empresa e resolvi aceitar”, disse.
Questionada se sua exoneração teve ligação com o desgaste do governador na imprensa envolvendo reclamações contra o setor de saúde e o processo que culminou na cassação dele na Justiça Eleitoral, Lúcia negou: “A decisão de sair do governo ocorreu muito antes de tudo isso”, afirmou.
Lúcia Carla trabalha na Comunicação do governo do Estado desde 2003. Ela ingressou na extinta Agecom (Agência de Comunicação), atual Secom, como repórter no governo de Eduardo Braga (PMDB). Depois foi promovida a coordenadora de Comunicação e em abril de 2010, tomou posse como secretária no governo do senador Omar Aziz (PSD).
Amaral Augusto, que assume o cargo a partir desta terça-feira, 2, iniciou no jornalismo na Fundação Rede Amazônica, de onde seguiu para o canal Amazonsat, do mesmo grupo. De lá ele migrou para a TV Em Tempo, afiliada do SBT, pertencente ao grupo Raman Neves de Comunicação. Na TV Em Tempo, ele apresentava o jornal Agora. O novo secretário nunca ocupou cargo público.