Do ATUAL
MANAUS – Dezoito dias após reclamar de interferência política nas ações da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a delegada Joyce Coelho foi substituída por Juliana Tuma.
Na portaria divulgada na noite desta segunda-feira (3), Joyce Coelho foi designada para assumir a Deaai (Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais), anteriormente comandada por Tuma.
Nas redes sociais, Joyce Coelho disse ter sido “surpreendida” com a portaria que determinou a mudança. À tarde, ela participou de uma capacitação para policiais e servidores de delegacias da capital e do interior sobre a implementação da Lei 13.431/17, que orienta sobre a escuta e o depoimento especial de crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência.
“Sou policial, amo o meu trabalho e não tenho medo de trabalho, mas existem valores que pra mim são inegociáveis. No fim do dia fui surpreendida com uma portaria me trocando de delegacia. Com a cabeça erguida vamos finalizar o curso em respeito a todas as pessoas envolvidas na organização e à palestrante que é maravilhosa”, escreveu.
No dia 17 de maio, Joyce Coelho colocou seu cargo à disposição por ter se sentido “desrespeitada” dentro da delegacia. A situação foi exposta devido à recorrente participação da deputada estadual Débora Menezes em entrevistas coletivas da Polícia Civil.
MPAM
Devido às reclamações, o promotor Armando Gurgel Maia, do MPAM (Ministério Público do Estado do Amazonas), recomendou, no dia 29 de maio, que a Polícia Civil evitasse a participação de agentes públicos em ações policiais.
A recomendação teve o objetivo de coibir qualquer promoção pessoal de agentes públicos em eventos da polícia. “Na medida em que órgãos públicos não podem e não devem
atender objetivos de promoção pessoal”, diz o promotor.