Do ATUAL
MANAUS – Aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’, lançado pela prefeitura, identifica se o aluno possui cartão PassaFácil e possibilita solicitar gratuitamente o cartão e retirar em terminais de ônibus ou receber em casa, nesse caso com taxa de transporte.
O aplicativo, criado em parceria com o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas), está disponível apenas para celulares com sistema Android.
“O estudante vai poder saber quanto ele tem de passagem, solicitar a gratuidade, os pais vão poder fazer o controle e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram. Então, ele facilita a vida das pessoas”, disse diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.
Escolas e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes a meia-passagem. As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site: http://souestudante.sinetram.com.br.
No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram é feito de forma automática, o que garante aos alunos o direito ao passe-livre para os que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.
O aplicativo também oferece a conveniência de solicitar mensalmente os créditos de gratuidade para alunos das redes públicas de ensino e a meia-passagem para estudantes de escolas privadas, eliminando a necessidade de deslocamento aos postos do Sinetram, exceto em casos específicos, como bloqueios por biometria.
O aplicativo “Sou Estudante Manaus” também terá a opção de compra de crédito de meia-passagem estudantil para estudantes de escolas privadas, universidades e cursos livres.