
Do ATUAL
MANAUS — O amazonense Marco Henrique Sudário, de 13 anos, foi vice-campeão do CBJJ (Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu) ao estrear na competição. Marco Henrique competiu na categoria Infantojuvenil 2 faixa verde, pesadíssimo, que contou com sete atletas.
Ele foi campeão mundial em 2024 do CBJJE (Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo)Nessa categoria ele foi campeão mundial em 2024.
“Estou feliz com meu desempenho. Não estou muito feliz com o resultado, mas tô feliz com meu desempenho”, disse o atleta. Além dele, Allan Mello e Matheus Silva conquistaram medalhas de bronze no mesmo campeonato.
A mãe de Marco Henrique, Simone Dias, disse ao ATUAL que o filho começou no esporte aos 9 anos quando ingressou no Projeto Jovens Embaixadores, pela PCAM (Polícia Civil do Amazonas), em 2021. Segundo ela, o esporte teve impacto positivo na vida do adolescente, pois, antes de ingressar no projeto, ele apresentava problemas psicológicos como depressão e era acompanhado por psicólogo.
“A partir do momento em que ele entrou no projeto, ele teve uma grande evolução em relação à socialização dele. Foi no pós-pandemia: ele ficou muito tempo em casa, não se socializava e começou a desenvolver um quadro de depressão e ansiedade. Depois de quase dois meses no projeto, o comportamento dele mudou totalmente. Houve um desenvolvimento tão grande que até o psicólogo dele viu essa mudança muito rápido”, relatou Simone.
Segundo Simone Dias, após alguns meses no projeto ele foi liberado das terapias e “hoje a maior terapia dele é o jiu-jítsu”. “Ele não falta aos treinos, é muito comprometido e empático com os colegas. Está ali todo dia, tanto para aprender quanto para ensinar”, disse.
Simone também informou que a seletiva do campeonato reuniu 1.600 atletas em todas as categorias. Apenas os vencedores de cada categoria foram contemplados com patrocínio para passagens e ajuda de custo. Foram 60 atletas contemplados.
Ela contou que, no ano passado, tirou o passaporte de Marco Henrique “prevendo” que ele poderia participar de campeonatos internacionais — e agora isso se confirma. A família se prepara para o próximo desafio. Marco Henrique representará o Amazonas em no campeonato PAN KIDS, nos Estados Unidos, em Kissimmee, na Flórida, entre os dias 25 e 27 de julho.
“Este ano, a nossa expectativa é das melhores, principalmente com o fato de ele representar o nosso Estado, visto que hoje o berço do jiu-jítsu é o Amazonas. Temos muitos profissionais nessa área, atletas que saíram daqui e que estão mostrando o seu trabalho lá fora, servindo de inspiração e exemplo para essa meninada aqui do nosso Amazonas”, contou Simone.