
Do ATUAL
MANAUS – A estudante amazonense Maria Eduarda Alves de Araújo, de 17 anos, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física e Astronomia Copernicus, realizada em Houston, Texas, nos Estados Unidos.
Natural de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), Maria Eduarda era a única representante do Amazonas. Ela garantiu o 3º lugar no ranking global e estuda na Escola Estadual Maria Calderaro.
A competição incentiva alunos do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de todo o mundo a se aprofundarem nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A prova testa conhecimentos em física e astronomia.
A olimpíada ocorreu de 5 a 10 de janeiro, com desafios interativos e questionários de excursão. Na ocasião, os estudantes participaram de diferentes jogos de física, quebra-cabeças e outros improvisados.
Maria Eduarda disse que mesmo em meio ao nervosismo e aos grandes desafios durante o exame, a oportunidade permitiu diversos momentos especiais como a troca de experiências com outras delegações.
Na estadia em Houston, Maria Eduarda pôde conhecer planetários, museus, observatórios e o “Space Center”. Segundo ela, foi interessante participar de palestras com astrônomos pois conseguiu aprender na prática o que estuda em sala de aula.