Do ATUAL
MANAUS — O Amazonas terá 48 novos médicos no 39º ciclo do Programa Mais Médicos. São 126 vagas destinadas à Região Norte. Entre os mais de 10 mil profissionais inscritos, 3.480 optaram por atuar na região, priorizando áreas com maiores necessidades de serviços médicos.
O Ministério da Saúde divulgou os resultados preliminares da alocação das vagas, disponíveis no site do programa. Os profissionais interessados podem interpor recursos, com o resultado previsto para o dia 12 de agosto.
Mariana Vilela, diretora substituta do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária, explicou a importância de um edital específico para a saúde indígena. “A importância de termos um edital voltado exclusivamente para a saúde indígena mostra o compromisso do governo federal em fortalecer a atenção primária, principalmente e regiões de vazios assistenciais e que possuem característica de difícil provimento e fixação de médicos”, afirmou.
Este ciclo disponibilizou 196 vagas em 32 Dseis (Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena). O edital inclui vagas reservadas para médicos indígenas, negros, quilombolas e pessoas com deficiência.
A iniciativa visa atender às necessidades de saúde das populações mais vulneráveis, garantindo acesso à atenção primária em áreas remotas e de difícil acesso, como as comunidades indígenas do Amazonas.