Do ATUAL
MANAUS — Vinte e três dos 62 municípios do Amazonas registraram qualidade do ar ruim, muito ruim, péssima e moderada na manhã desta quarta-feira (25). Os dados foram divulgados pela Defesa Civil.
Em Atalaia do Norte, Juruá, Tefé, Jutaí, Fonte Boa, Manaus, Autazes, Barreirinha, Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã a qualidade do ar foi considerada moderada. O levantamento fez o registro até às 9h45 desta quarta.
Nos municípios de Pauini, Lábrea, Manicoré, Borba, Eirunepé e Novo Airão a qualidade do ar foi considerada muito ruim. A Defesa Civil alerta que as partículas tóxicas podem “agravar tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta de pessoas com doenças respiratórias”. A fumaça afeta crianças, idosos.
Em Apuí, Manicoré (Santo Antônio do Matupi), Manacapuru, Manaquiri e Careiro, a qualidade do ar foi considerada péssima. Em Amaturá, Tabatinga e Codajás a qualidade do ar estava ruim.
O estado, assim como maioria de todo o Brasil, registra aumento no foco de queimadas. As queimadas geram densas nuvens de fumaças, comprometendo a qualidade do ar.
Vírus respiratórios
A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) divulgou na segunda-feira (23) o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios. Segundo a FVS, até 21 de setembro o Amazonas registrou 3.569 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nas últimas três semanas, de 1º a 21 de setembro, foram contabilizados 74 novos casos de SRAG. Dentre estes, 1.521 foram associados a vírus respiratórios, com apenas 16 ocorrências nas mesmas três semanas.
O documento também aponta que 50 mortes foram registrados por vírus respiratórios em 2024. As faixas etárias mais afetadas nas últimas semanas foram crianças de 1 a 4 anos, que representaram 43,8% dos casos, seguidas por menores de 1 ano com 31,3%, e crianças de 5 a 9 anos com 12,5%.
Os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais nas últimas três semanas foram o Rinovírus (28,7%), o Adenovírus (7,7%) e o Bocavírus (1,8%).
Em Manaus foram 1.075 casos; Parintins (68); Manacapuru (60); Tefé (36); Itacoatiara (29); Lábrea (25); Guajara (16); Ipixuna (15); Tabatinga (14) e Iranduba (13).