O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Amazonas será primeiro Estado do Norte a realizar cirurgia micrográfica

7 de julho de 2014 Dia a Dia
Compartilhar
Equipe de pesquisadores da Fundação de Dermatologia Alfredo da Matta, responsável pelo projeto (Foto: Érico Xavier/Agência Fapeam)

MANAUS – O Amazonas será o primeiro Estado da região Norte a realizar a cirurgia com a técnica Micrográfica de Mohs em pacientes com câncer de pele. A previsão é de que as cirurgias sejam realizadas a partir de setembro deste ano na Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam).

A técnica está sendo estudada no âmbito do projeto de pesquisa “Implantação da cirurgia de Mohs e produção científica ligada à cirurgia dermatológica na Fundação Alfredo da Matta”, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A coordenadora do estudo, a doutora em Medicina Tropical pela UEA e dermatologista da Fuam, Mônica Nunes Santos, informou que entre os benefícios da técnica está a certeza de cura do paciente. “Na cirurgia convencional temos algo denominado de margem cirúrgica, que é empírica, na qual acredito que, naquela margem, o tumor está livre e o paciente curado. Com a cirurgia micrográfica, tenho certeza porque vou retirando os fragmentos e analisando ao microscópio. Com isso, quando fecho a incisão e concluo a cirurgia, tenho a certeza que o tumor foi completamente retirado”, disse.

Segundo a pesquisadora, este é um fator determinante uma vez que a maioria dos pacientes é do interior do Estado e, a partir da cirurgia micrográfica, não precisaram voltar para buscar os resultados da biopsia tradicional.

Também participam do projeto o diretor-presidente da Fuam, Carlos Alberto Chirano, as doutoras Claudia Zanardo Alves da Graça, Patrícia Motta de Morais, Silvana de Albuquerque Damasceno e Carolina Chrusciak Talhari Cortez.

De acordo com Mônica Santos, para que a técnica cirúrgica micrográfica comece a ser utilizada pela Fuam é necessário que a Fundação seja credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Atualmente, os pesquisadores que fazem parte do projeto estão sendo treinados no Hospital das Clínicas, em São Paulo, que é polo de referência neste tipo de procedimento. O diretor-presidente da Fuam, Carlos Chirano, informou que no período de 01/10 a 03/10  a Fundação realizará o ‘Curso de cirurgia micrográfica’, que contará com a participação do doutor Kenneth Brown da Universidade da Califórnia.

A Fuam atende casos de câncer de pele e outras lesões considerados de pequena e média complexidade, podendo realizar, num mesmo paciente, uma ou mais intervenções cirúrgicas. Em média, são 30 cirurgias por semana e cerca de 120 procedimentos cirúrgicos ao mês. Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros, ações de formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Estado com o desenvolvimento e utilização de conhecimento científico e inovação tecnológica no âmbito das Instituições Estaduais de Ensino Superior.

 

Notícias relacionadas

Anac também investigará acidentes no Aeroclube do Amazonas

Ciência não é futebol, não dá para escolher um lado, diz divulgador científico

Aplicativo do Bolsa Família tem novas funções para facilitar acesso

Homem bêbado furta caminhonete, atropela motociclista e destrói muro

Programa Opera+ Amazonas intensifica cirurgias dermatológicas

Assuntos Fuam
Valmir Lima 7 de julho de 2014
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

fundação alfredo da matta - fuam
Dia a Dia

Fuam coordenará combate à hanseníase em três estados do Norte

21 de novembro de 2019
Hemoam vai selecionar estudantes universitários para 70 vagas de estágio (Foto: Hemoam/Divulgação)
Dia a Dia.

Fundações de Saúde já recebem documentos de concursados de 2014

21 de fevereiro de 2018

Fuam promove seminário sobre a situação da Hanseníase

19 de janeiro de 2018
Lesões inicialmente semelhantes a uma espinha que não cicatriza ou cresce lentamente é um dos sintomas do câncer de pele (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Em um dia, Alfredo da Matta detectou 45 novos casos de câncer de pele

4 de dezembro de 2017

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?