
Por Diogo Rocha, do ATUAL
MANAUS – Contra o Botafogo (PB), neste domingo (3), em João Pessoa, o Amazonas FC precisa vencer para superar o retrospecto desfavorável. É o primeiro jogo do quadrangular final da Série C do Brasileirão e o time amazonense não venceu nenhum dos adversários desta fase na primeira etapa da competição.
A partida será às 17h (de Manaus) no Estádio Almeidão. Neste quadrangular, os dois primeiros colocados de cada grupo sobem para a Série B de 2024. Os outros adversários do Amazonas no Grupo C são o Paysandu (PA) e o Volta Redonda (RJ).
O Grupo B é formado por Brusque (SC), Operário (PR), São Bernardo (SP) e São José (RS). Os primeiros de cada chave se enfrentam para decidir o título da Terceirona.
Desde a derrota por 2 a 1 para o Paysandu, no dia 8 de julho, a Onça Pintada sofreu uma queda brusca de rendimento após uma sequência de dez partidas invicto. Perdeu mais três jogos, empatou dois e ganhou apenas dois.
Na primeira fase da Série C, contra o Botafogo da Paraíba, ficou no 0 a 0, ainda na 7ª rodada. Depois foi derrotado pelos clubes paraense e carioca, respectivamente, na 12ª e 13ª rodadas.
Pelo quadrangular final, a equipe da Onça enfrentará cada adversário da chave duas vezes, em jogos de ida e volta.
Longe de Manaus desde terça-feira (29/08), o elenco do Amazonas treinou em Santarém (PA) na quarta-feira (30/08) e chegou na madrugada desta sexta-feira (1º) em João Pessoa (PB), local da partida de estreia nesta fase decisiva pelo acesso.
O técnico Rafael Lacerda ainda levou um dos três novos reforços: o atacante Igor Bolt. Ele já está regularizado e deve entrar em campo neste domingo. O lateral-esquerdo Raphael Soares e o também atacante Levi não viajaram com a delegação.
Mas a esperança de gols e vitória da Onça Pintada sobre o Botafogo (PB) neste domingo é o atacante Sassá. Ele permanece como artilheiro isolado da Série C, com 14 gols, e foi um dos poucos jogadores do time amazonense a balançar as redes adversárias no período de seca de vitórias.
Se conseguir um triunfo na capital paraibana, o Amazonas FC terá em casa a oportunidade de ampliar os pontos e ficar mais próximo da Série B. A equipe enfrentará nas rodadas seguintes na Arena da Amazônia o Paysandu, no dia 9, e Volta Redonda (RJ), no dia 16.