Por Teófilo Benarrós de Mesquita, da Redação
MANAUS – Doze clubes garantiram vaga para a segunda fase do Brasileirão da Série D neste final de semana. O Amazonas, que disputa a competição pela primeira vez, está entre os classificados. Ainda faltam duas rodadas para o término da fase inicial e a definição de outras 20 vagas. O São Raimundo, terceiro colocado do Grupo A1, depende apenas de uma vitória em dois jogos para também conquistar avançar na competição.
Líder do Grupo A1, o Amazonas garantiu presença na segunda fase ao ‘descarrilar’ o Trem (AP): goleou por 4 a 1 neste domingo (3) na Arena da Amazônia. O time amapaense abriu o marcador com Gilmar. Ainda no primeiro tempo Miliano empatou. No segundo tempo a Onça Pintada virou o placar com gols de Christian, Ítalo e Douglas. O Rio Branco (AC), que venceu o duelo regional contra o Humaitá por 2 a 1, também se classificou.
No Grupo A2 o Moto Club (MA) está garantido na segunda fase. Também estão classificados o Retrô (PE) e Sousa (PB) no Grupo A3; Brasiliense (DF) e Anapólis (GO) no Grupo A5; São Bernardo (SP) e Paraná Clube no Grupo A7. O A8 tem três vagas definidas: Azuriz (PR), Caxias (RS) e Aimoré (RS).
A partir da segunda fase, a Série tem confrontos eliminatórios, em jogos de ida e volta. Os quatro semifinalista ganham Acesso para a Terceira Divisão (Série C) de 2023.
O meia Rafael Tavares, do Amazonas, é um dos artilheiros da competição com 9 gols marcados. Ele divide a artilharia com Aleílson, do Trem (AP) e Franklin Mascote, do Retrô (PE).