
Do ATUAL
MANAUS – Os estados do Amapá e Roraima vão se tornar protagonistas na integração da América do Sul. Eles estão no centro da Rota da Ilha das Guianas, uma das cinco rotas estratégicas do PAC) Plano de Aceleração do Crescimento, do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Com um investimento de R$ 10 bilhões nos próximos três anos, a Rota da Ilha das Guianas tem como objetivo fortalecer a conectividade entre o Brasil e os países vizinhos da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A integração proporcionará maior comércio entre esses países e oportunidades para o turismo e atividades culturais.
No caso do Amapá, a localização estratégica na foz do Rio Amazonas facilitará o acesso pelo litoral. O estado investe na modernização do Porto de Santana e abrirá novas estradas para receber os imigrantes.
Roraima se destaca como rota de interligação com o Caribe, através da fronteira com a Guiana Inglesa. O estado também se beneficiará da Rota da Ilha das Guianas com a construção de pontes, pavimentação de rodovias e implantação de fibra ótica.
A Rota da Ilha das Guianas envolve também projetos ambientais e preservação florestal e práticas agrícolas e industriais sustentáveis.
Com a integração regional, os dois estados terão acesso a novos mercados para impulsionar a economia e atrair investidores.