O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Alok grava clipe no Rio Amazonas e quer lançar 130 músicas com povos indígenas

16 de maio de 2022 Variedades
Compartilhar
Alok e Mapu Huni Kui
Alok e Mapu Huni Kui em gravação do álbum inspirado em indígenas (Foto: Reprodução/Instagram)
Da Redação

MANAUS – O primeiro álbum da carreira do Dj Alok é inspirado em canções indígenas de tribos da Amazônia que já atravessam gerações há 500 anos. Em entrevista no programa Altas Horas, da TV Globo, no último sábado (14), Alok revelou que planeja produzir 130 músicas tradicionais. Segundo ele, o lançamento deve ocorrer nos próximos meses.

Um clipe gravado em uma balsa, com o Rio Amazonas e a floresta como cenários no estado do Acre, foi exibido durante o programa. A performance já havia sido apresentada no Global Citizen Live em setembro de 2021, na cerimônia de abertura, espaço de destaque compartilhado também pelo cantor Elton John e pelo grupo sul-coreano de K-Pop BTS.

No vídeo, as vozes do cacique, ativista e músico Mapu Huni Kuî, e de indígenas do povo Yawanawá, se mesclam aos sons eletrônicos introduzidos por Alok em duas músicas: “Yube Mana Ibubu” (Alok e Mapu Huni Kuî) e “Shina Vaishu” (Alok e Yawanawá).

“A ideia inicial era fazer no Rio de Janeiro. E eu falei: ‘cara, acho que não é essa a proposta’. A gente foi, embarcou em uma missão de fazer no meio da Amazônia. Sabe que lá é uma ‘rain forest’, então é complicadíssimo naquele clima. A gente fez numa balsa, mas ficou incrível o resultado”, disse.

Alok explicou que pelo fato de a cultura indígena ser predominantemente oral, o álbum será um meio de acessar as canções futuramente. “Quando o ancião morre, morre com ele várias histórias, várias músicas que são muito importantes para a preservação da cultura. Porque eles não escrevem, é tudo por via oral”, disse.

Trabalhar com as canções indígenas envolve um cuidado especial, relatou Alok. “Uma das músicas que vai tocar, quando eu estava com eles no estúdio, eles começaram a cantar a música e aí eu disse ‘cara, que música linda’. E aí falaram ‘essa aqui, pelo que eu me lembre, tem 500 anos’. E eu falei ‘nossa, quanta responsabilidade que eu tenho’”.

Uma das composições exibidas no clipe no Global Citizen, “Yube Mana Ibubu”, é inédita. “A outra música que eu fiz com o Mapu, que é o primeiro indígena Huni Kuin, a gente criou do zero”, afirmou.

O Dj procurou unir de forma harmoniosa os estilos diferentes. “Então assim, você vai ver que tem um mix que eu consigo de alguma forma manter a essência deles, mas também trazer um pouco da modernidade”.

O primeiro contato de Alok com indígenas ocorreu em 2014. “Eu estava com uma depressão. E aí eu ficava me perguntando muito qual que era o sentido da vida. Aí eu fui para a aldeia Yawanawá”, contou.

Lá, o artista explica que procurou se conectar com a natureza e a experiência se refletiu nas produções musicais. “Aí eu falei ‘cara, como é que eu posso de alguma forma fazer com que as pessoas se reconectem com a natureza?’. Eu acho que esse é o principal pilar, porque a gente fala muito de proteção, mas não a entende mais. E eu falei ‘a melhor forma de fazer isso é ouvir o que a floresta tem a dizer’. E a melhor forma de ouvir é através dos cantos indígenas”, explicou.

Notícias relacionadas

Galvão Bueno é submetido a cirurgia para tratar hérnia de disco

Ator Tom Hardy é demitido da série ‘Terra da Máfia’

‘Demolida’ por críticas do público, Casa do Patrão terá mudanças

‘Eu tô livre agora’, diz Christina Rocha sobre saída do SBT

Hello Kitty será adaptada pela primeira vez para o cinema

Assuntos Alok, Amazônia, povos indígenas
Redação 16 de maio de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Poços da Petrobras na Faixa Equatorial: mais petróleo em alto-mar (Arte: Petrobras/Divulgação)
Economia

Lula defende exploração com responsabilidade na Foz do Amazonas

19 de maio de 2026
Divulgador Pedro Loos diz que combate conspirações sem entrar em embate direto (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Ciência não é futebol, não dá para escolher um lado, diz divulgador científico

18 de maio de 2026
Barco-laboratório
Especial Publicitário

Nova tecnologia fortalece estudos sobre contaminação por mercúrio no Amazonas

15 de maio de 2026
Dia a Dia

Luz para Todos prioriza mulheres e povos tradicionais

11 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?