Da Redação
MANAUS – Alfredo Nascimento (PL) e Ricardo Nicolau (PSD) foram os candidatos a prefeito de Manaus que mais gastaram com publicidade nas redes sociais entre 11 e 17 de outubro. Nascimento investiu R$ 18.727,00 e Nicolau, R$18.130,00. Os dados foram coletados e analisados pela Imarketing Agência Digital e constam no 4º relatório Benchmarkig Digital, publicado nesta segunda-feira, 19.
A publicidade paga nas redes sociais aumentou na terceira semana de campanha. Somados, os gastos de todos os candidatos no Facebook e Instagram chegam a R$ 67.212,00 no período citado. Desde o início da campanha o gasto nas redes sociais já ultrapassa R$ 140 mil.
De acordo com o relatório, em terceiro lugar está Alberto Neto (Republicanos), que gastou R$14.327,00. Amazonino Mendes (Podemos), que lidera as pesquisas de intenções de voto investiu R$10.430,00.
As despesas dos demais candidatos estão entre R$ 4.000,00 e R$ 400,00 com anúncios pagos nas redes sociais. Os dados usados no relatório são públicos e foram retirados da biblioteca de anúncios do Facebook. A plataforma orienta a todos os candidatos que identifiquem todos os anúncios que forem pagos.
Até a semana analisada, Alfredo Nascimento não havia gasto nada em publicidade paga. O candidato saiu de zero para mais de R$ 18 mil.
Fãs
Em relação ao crescimento de fãs no Facebook, o candidato Amazonino Mendes foi o que mais cresceu na plataforma, com o número de 738 novos fãs. Em seguida, Ricardo Nicolau ganhou 669 novos fãs na sua conta e em 3º ficou David Almeida com 382 novos seguidores.
A valorização das redes sociais nas campanhas se expressam na quantidade de postagens de cada candidato durante a semana. Tanto no Facebook quanto no Instagram, os maiores “postadores” de conteúdo são, respectivamente: Alberto Neto, Alfredo Menezes, David Almeida, Romero Reis, Ricardo Nicolau e Amazonino Mendes.
O levantamento levou em consideração apenas as postagens de David Almeida no Facebook, pois no Instagram a ferramenta de análise não conseguiu obter os dados da conta do candidato.
Já no engajamento, Ricardo Nicolau cresceu bastante, ficando em primeiro lugar com 30,76%, Coronel Menezes em segundo, com 27,05%. E em terceiro lugar, Amazonino Mendes, com 12,28% de engajamento no Facebook.
No Instagram, o candidato Capitão Alberto Neto continua sendo a conta com maior número de seguidores, sendo 162.080. Porém, quem conseguiu um bom aumento de seguidores foi Amazonino Mendes, com 768 novos seguidores. Ricardo Nicolau também alcançou novos seguidores com as suas campanhas eleitorais nas redes sociais, ganhando 521 no período analisado.
Os dados continuam mostrando que Chico Preto (Democracia Cristã), Marcelo Amil (Partido Comunista do Brasil), Romero Reis (Novo), Gilberto Vasconcelos (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e José Ricardo (Partido dos Trabalhadores) investiram um valor menor ou nenhum valor para a publicidade paga.
Os dados apresentados na pesquisa Benchmarking Digital: eleições 2020 foram coletados da ferramenta Fanpage Karma, que possibilita o monitoramento de diferentes indicadores de desempenho dos perfis profissionais das redes sociais. Dessa forma, foi possível acompanhar os dados atualizados das campanhas eleitorais.