MANAUS – No dia 5 de outubro, o brasileiro Alex “Poatan” Pereira fará sua terceira defesa de cinturão na categoria meio-pesado do UFC. O adversário da vez é o americano Khalil Rountree Jr., e diversos fãs das artes marciais já estão aproveitando o Código bônus bet365 para fazer as suas previsões.
Desde sua transição do kickboxing para o MMA, Poatan vem consolidando seu legado nas artes marciais. Quando competia no Glory, o brasileiro tornou-se campeão nas categorias médio e meio-pesado.
E, em pouco tempo no UFC, ele repetiu o feito. O cinturão dos médios, Poatan acabou perdendo para Israel Adesanya, na quarta luta entre os dois. Mas continua firme e forte com a coroa dos meio-pesados, que conquistou em novembro de 2023, ao vencer Jiří Procházka por nocaute.
De lá para cá, Poatan defendeu com sucesso o cinturão em duas oportunidades: na primeira venceu o americano Jamahal Hill e, na segunda, novamente venceu Jiří Procházka.
Agora, em sua terceira defesa de cinturão, terá pela frente o oitavo do ranking dos meio-pesados. Apesar de, em teoria, Rountree ser menos perigoso do que adversários que Poatan já venceu anteriormente, é preciso cautela.
Americano vem de boa sequência
Embora o cartel do americano não impressione, vale destacar que ele vem de cinco vitórias seguidas no UFC. E quatro delas foram conquistadas por nocaute.
Apesar disso, a mais recente dessas vitórias foi obtida em dezembro do ano passado. Rountree, afinal, foi suspenso por uso de anabolizantes e está há nove meses sem lutar.
Isso, é claro, pode pesar a favor de Poatan, que vem se mantendo ativo, tendo feito suas duas defesas de cinturão no ano de 2024.
Não há dúvidas de que o brasileiro é o grande favorito para o confronto. Entretanto, o perigo mora justamente no fato de que Rountree não tem nada a perder e poderá ir para o tudo ou nada na luta.
Outros brasileiros no card
Além de Poatan, outros brasileiros também estão no card do UFC 307. A lenda José Aldo vai encarar o americano Mario Bautista no peso-galo, enquanto Cesar Almeida ficará frente a frente com o ucraniano Ihor Potieria no peso-médio.
Já no feminino, Ketlen Vieira mede forças com a americana Keyla Harrison no peso-galo, e Marina Rodriguez e Ismain Lucingo fazem um confronto brasileiro no peso-palha.
O próximo dia 5 de outubro, portanto, será intenso para os brasileiros. E para Poatan, será a chance de ampliar ainda mais o seu legado nas artes marciais.