
Do ATUAL
MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas entregou na manhã desta quinta-feira (14) o Prêmio Nestor Nascimento a personalidades e entidades que se destacam na promoção da igualdade racial no Estado.
Nestor José Soeiro do Nascimento foi líder do movimento negro no Amazonas. Advogado, jornalista, militante e sócio-fundador da Escola de Samba Vitória-Régia. Nestor foi convidado, em 1997, pelo então presidente dos EUA, Bill Clinton, para debate sobre direitos humanos.
Nestor foi torturado durante a ditadura militar. Ele Morreu em 2003, aos 56 anos.
“Eu vivi minha educação básica sem me reconhecer, sem saber quem eu era, de onde eu vinha, sem entender minhas características e minhas origens e passei por racismos. Ao chegar na graduação, tive contato com intelectuais negros e entendi, como educadora, que podia realizar atividades pedagógicas para que as alunas negras, indígenas das nossas escolas públicas pudessem reconhecer e valorizar a sua identidade”, afirmou a professora Silvana Barreto Oriente, que recebeu o prêmio na categoria Feminismo Negro. “Hoje tenho orgulho de ser uma mulher de origem negra e indígena”.
“Ser premiada com o projeto Direito à Memória é saber que o meu trabalho intelectual e artístico também é reconhecido onde eu moro”, disse Keila Sankofa, que ganhou na categoria Prêmio Especial pela Contribuição Social e Histórica do Trabalho.
Categorias e premiados:
• Preservação da fé nas religiões de Matriz Africana e combate à intolerância religiosa – Maria Orny de Miranda Palheta
• Feminismo negro – Silvana Barreto Oriente
• Respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo – Susana Cláudia de Freitas e Associação de Capoeira Arte e Revelação
• Promoção de atividades afro-culturais e educativas – Tereza de Jesus Santos
• Fomento do protagonismo negro – movimento cultural antirracista O Grito da Periferia
• Produção acadêmica, produção literária e estudos sobre a presença negra no Amazonas – Elizangela de Almeida Silva
• Promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único da Saúde (SUS) – Raniele Alana
• Prêmio especial pela contribuição social e histórica do trabalho – Keila Sankofa
Menção honrosa:
• Babalorisà Manoel De Xangô
• Lucius Gonçalves
• Ponto de Cultura e Coletivo Cocada Baré
• Maria de Nazaré Spencer