O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Alagoas passa Sergipe na regulação do mercado livre de gás natural

12 de maio de 2025 Economia
Compartilhar
Estação de medição Cigás
Tubulação de gás natural: Alagoas é o estado com meio ambiente regulatório para o setor (Foto: Cigás/Divulgação)
Por Denise Luna, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – Alagoas é o estado com o ambiente regulatório mais favorável no Brasil para o Mercado Livre de gás natural, segundo a última atualização do Ranking do Mercado Livre do Gás (Relivre), divulgado nesta segunda-feira (12). O estado passou novamente Sergipe, que liderava o ranking desde que começou a ser avaliado, em 2023, mas que havia perdido o posto para Alagoas no mesmo ano, retornando ao topo no final do exercício.

Alagoas reassumiu a liderança com pontuação de 91,29, em total de 100 pontos. O ranking é atualizado sempre que há alguma modificação de regulamentação do setor. A análise é baseada em 37 itens regulatórios agrupados em quatro pilares: facilidade de migração, isonomia entre consumidores cativos e livres, comercialização e desverticalização.

Sergipe e o Espírito Santo ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições no Relivre, com 84,66 e 60,45 pontos, seguidos do Rio de Janeiro, com 59,25. São Paulo aparece em sétimo lugar, com 50,2 pontos.

“Para retornar ao primeiro lugar, Alagoas se destacou com a regulamentação de sua Lei do Gás (Lei nº 9.029/2023), que passou a permitir a livre alocação de volumes de gás pelo consumidor parcialmente livre entre contratos de mercado cativo e livre, além de não impor taxas de fiscalização ou exigências adicionais para comercializadores e vedar, por meio da resolução nº 198/2025, a prática da autonegociação (self-dealing) na aquisição de gás, por parte da concessionária”, informaram as entidades responsáveis pelo ranking.

O Relivre é uma ferramenta desenvolvida em parceria entre a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace); Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); e a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP).

Para a secretária da Fazenda do Estado de Alagoas, Renata dos Santos, a primeira colocação no Relivre é fruto de um processo maduro de governança, aliado a um amplo diálogo institucional com o setor.

“Estar nesta posição é algo extremamente importante para o estado. Buscamos fortalecer o mercado de gás e trazer desenvolvimento para o estado, com investimentos e oferta de energia, e proporcionar segurança jurídica para o setor produtivo”, afirmou em nota. “Com a regulamentação da lei, trabalhamos para eliminar barreiras à entrada de novos agentes do setor em Alagoas, com a definição de regras claras, em conformidade com as boas práticas do mercado”, complementou.

A estrutura tarifária do uso do sistema de distribuição (Tusd) foi outra iniciativa que colaborou para Alagoas voltar à liderança do Relivre. As tarifas a serem cobradas aos agentes livres de mercado foram devidamente categorizadas para atender às especificidades de diferentes perfis, abrangendo os segmentos industrial, veicular, cogeração, comercial e residencial.

Além disso, foi homologado o Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD), a ser firmado entre o consumidor livre ou o consumidor parcialmente livre e a concessionária de gás canalizado, prevendo todas as condições gerais, específicas e de referência acerca das questões técnicas, comerciais e operacionais para o uso da rede de distribuição.

Notícias relacionadas

Congresso busca compensar varejo por isenção de imposto em compras do exterior

Sindipeças projeta que 50% da frota brasileira será de elétricos até 2040

Ministro afirma que isenção de contribuição previdenciária gera preocupação

MME aprova testes sobre uso do diesel com mais de 15% de biodiesel

Move Aplicativos terá juros de 12,6% para homens e de 11,5% para mulheres

Assuntos Alagoas, gás natural, regulação
Cleber Oliveira 12 de maio de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Magda Chambriard programa Canal Livre, na Band News (Foto Wilson DiasABr)
Negócios

Petrobras cresce 16% e atinge lucro de R$ 6,2 bilhões em 3 meses

18 de maio de 2026
Plataforma Petrobras
Economia

Petrobras bate novo recorde de produção de petróleo e gás

1 de maio de 2026
Refinaria de petróleo: produtores liberam reservas de emergência em meio à guerra do Irã (Imagem: YouTube/Reprodução)
Economia

Produção de petróleo no Brasil foi recorde em fevereiro, registra a ANP

2 de abril de 2026
Stand da Eneva
Dia a Dia

Eneva participa do Amazonas Óleo, Gás e Energia, maior evento do setor energético do Norte do país

20 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?