Da Redação
MANAUS – As concessionárias de energia elétrica e de água lideram em número de reclamações no Procon Amazonas. De janeiro a agosto de 2020, a Amazonas Energia e a Águas de Manaus somaram 1.772 reclamações e 675 processos.
Outras empresas com número alto de reclamações são a Claro/NET, que já teve 271 registros no ano, a Vivo (212), Oi Fixo (166) e Oi Móvel (125), e a Sky (116).
O diretor-presidente do Procon, Jalil Fraxe, disse que a pandemia do novo coronavírus contribuiu para que esses serviços tivessem registros altos no órgão.
“Estamos buscando a parceria com essas empresas para que diminuamos esse número e consequentemente, a população esteja satisfeita”, disse.
Em nota, a empresa Águas de Manaus informou que das 1,772 reclamações divulgadas pelo Procon, apenas 23% são contra a concessionária de água, e só 12% foram relativos ao serviço de água.
A empresa informa que mantém um termo de cooperação técnica com o Procon Amazonas no sentido de prestar atendimento diferenciado aos casos apresentados no órgão, com o objetivo de solucionar as demandas e regularizar a situação dos usuários. “Desde a implantação deste serviço, em outubro de 2019, os números de reclamações reduziram consideravelmente”, diz a nota da Águas de Manaus.
Ainda segundo a concessionária de água, o longo de 2020 foram registradas 414 reclamações referentes aos serviços da Águas de Manaus no Procon Amazonas. “Destas, mais de 80% foram resolvidas na hora, nos guichês de atendimento exclusivo que a concessionária possui dentro do órgão. Apenas 83 casos resultaram em processos.”