Da Redação
MANAUS – A produção de alimentos da agricultura familiar abastecerá escolas municipais de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus) até o final do ano. As 39,6 toneladas de produtos estimadas pelo Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) são suficientes para garantir a merenda a 2,5 mil alunos de oito colégios.
A aquisição dos alimentos é pelo Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e custará R$ 212 mil de renda aos produtores, segundo o Idam.
A iniciativa tem como objetivo inserir no cardápio da merenda escolar uma alimentação saudável e garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos da rede pública de ensino”, disse a gerente a gerente do Idam Gilciane Plácido. Por mês são distribuídas cerca de 4,4 toneladas de alimentos.
Entre os alimentos fornecidos estão coentro, cebolinha, couve, repolho, banana pacovã, banana maçã, banana prata, melancia, ovos, macaxeira e farinha, que são produzidos por 15 famílias rurais da Associação de Agricultores Familiares de Santo Antônio do Içá.