
Do ATUAL, com Agência Gov
MANAUS – Em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), 256 indígenas da Gleba Uaupés vão dividir R$ 560 mil. O recurso é do Projeto Floresta+ Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente, que financia comunidades que preservam a floresta.
O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) ocorre diretamente na conta dos beneficiários pelo Basa (Banco da Amazônia). Os indígenas são agricultores familiares e o modelo de cultivo conserva a vegetação nativa. A solenidade de entrega dos recursos ocorreu na Câmara de Vereadores do município. Os beneficiados precisam estar registrados no Cadastro da Agricultura Familiar para receber a segunda parcela.
Para a diretora de Políticas de Controle do Desmatamento e Incêndios do MMA, Roberta Cantinho, o PSA é uma ferramenta essencial de reconhecimento das comunidades que protegem os territórios amazônicos.
“O Pagamento por Serviços Ambientais representa um avanço nas políticas públicas voltadas aos povos indígenas e comunidades tradicionais, pois reconhece e valoriza o papel fundamental dessas populações na conservação da floresta e na proteção da sociobiodiversidade”, disse.
“O Pagamento por Serviços Ambientais reconhece o papel das comunidades que mantêm a floresta em pé. Em São Gabriel da Cachoeira, município com a maior população indígena do país, esse resultado demonstra a participação ativa das comunidades em iniciativas que fortalecem a conservação e valorizam os territórios”, complementou o diretor-presidente do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), Gustavo Picanço.
Segundo o assessor técnico do Projeto Floresta+ Amazônia pelo PNUD, Carlos Casteloni, a iniciativa fortalece mecanismos de incentivo à conservação com impacto direto na vida das comunidades tradicionais.
“O projeto demonstra que é possível aliar conservação ambiental, geração de renda e fortalecimento das comunidades locais. Ao reconhecer financeiramente quem protege a floresta, o programa contribui para ampliar soluções sustentáveis na região”, disse Casteloni.
Contemplada pelo Floresta+, Maria de Jesus da Silva Miranda, do povo Dessana, vê na iniciativa o reconhecimento do trabalho de conservação em seu território.
“É uma satisfação receber esse pagamento pela conservação da terra onde eu também cultivo. É um momento de orgulho estar recebendo essas pessoas que contribuíram com nossas terras, nos incentivando a cada vez preservar a floresta enquanto estamos usufruindo dela, sem atingir aquela floresta que está em pé”, afirmou Maria
Membro da Associação Agrícola Teotônio Ferreira, Basílio Rodrigues Gonçalves, da etnia Kuripaco, ressalta que o projeto contribui com a floresta em pé e espera que tenha continuidade.
“A gente agradece muito o trabalho da equipe em geral e espero que continue esse projeto Floresta+ na nossa região e também aqueles que ainda não foram contemplados, eu espero que analisem com tranquilidade para que eles possam também entrar nesse projeto. Então é isso aí, a importância da nossa convivência como indígena mantendo a nossa floresta em pé”, concluiu Ferreira.
No Amazonas, o terceiro lote do Projeto Floresta+ Amazônia soma mais de R$ 4,2 milhões em pagamentos destinados a 857 produtores rurais de 24 municípios. Do total de beneficiários, cerca de 50% são mulheres. Além de São Gabriel da Cachoeira, destacam-se os municípios de Manaus, com 192 beneficiários, e Maués, com 148.
A Gleba Uaupés é área de terras públicas delimitada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e onde vivem agricultores familiares de perfil indígena em processo de regularização fundiária. A aprovação no projeto ocorreu após etapas como inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), participação na chamada pública do programa e análise de elegibilidade das propostas.
O Floresta+ Amazônia é uma iniciativa de cooperação internacional do governo brasileiro em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com recursos do Fundo Verde para o Clima. Na modalidade Conservação, o projeto incentiva a proteção e a recuperação da floresta, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
