Da Redação
MANAUS – Agricultores do Amazonas terão direito à Garantia Safra, programa do Governo Federal que paga subsídio a agricultores familiares que perdem a safra em períodos de seca e cheia. A concessão do benefício foi oficializada em portaria publicada pelo Ministério da Agricultura no DOU (Diário Oficial da União), nesta segunda-feira, 28.
De acordo com o Governo do Amazonas, os municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá foram selecionados para serem contemplados com o “Garantia Safra 2021/2022”. Ainda conforme o governo estadual, o programa poderá beneficiar aproximadamente 3,1 mil agricultores familiares dos sete municípios.
O pedido de inclusão dos agricultores do Amazonas foi reforçado pela Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural) em fevereiro deste ano. A pasta, que já havia feito o pedido ao governo federal em 2019, alegou que a cheia dos rios gera grandes transtornos aos ribeirinhos, como a perda da produção.
O Amazonas é o primeiro estado da região amazônica a receber o benefício e o primeiro no Brasil a pleitear por danos causados pela cheia. O programa incialmente irá pagar o benefício para as culturas de feijão, milho, arroz, algodão e mandioca, com possibilidade de inclusão de outras culturas devido à produção agro na Amazônia.