Da Redação
MANAUS – Com o início de 2022, a gestora de redes sociais e fundadora da Faz Teu Nome, Wanessa Castro, explica que existem muitas tendências que podem ser seguidas para que as marcas obtenham bons resultados com o público no próximo ano.
Wanessa Castro explica como manter a identidade da marca com tantas mudanças no mercado. “Algumas características da marca são imutáveis, como por exemplo os valores. Se a marca tem um valor, como por exemplo, defender o feminismo ou alguma outra luta social, isso não vai mudar independente de como ela vai se comunicar”, diz.
Mas a gestora de mídias esclarece que é importante não esquecer de usar os novos métodos de comunicação para aumentar o poder de alcance e reconhecer que a forma de consumo se alterou completamente.
“Inclusive, nos últimos dois anos isso tem mudado mais ainda por causa da pandemia. As pessoas estão mais na internet, as vendas on-line tiveram um ‘boom’ de crescimento e a forma de comunicação hoje é diferente”, afirma.
O que antigamente era só uma demonstração do produto por meio das redes sociais, agora se tornou uma conversa aberta com o cliente. Castro avalia que em uma propaganda de televisão, a marca apenas exibe seu produto com seu preço e pronto. Já na internet, a resposta é imediata, seja positiva ou negativamente.
“As redes sociais não foram criadas para realizar vendas, elas foram criadas para gerar relacionamento. E cada vez mais existe essa exigência de interação com o público. Quando você oferece um produto na internet, os clientes podem dar um feedback imediato através dos comentários e podem compartilhar sua postagem falando bem ou mal da marca. Por isso, é tão importante entender o público alvo e acompanhar as tendências atuais para alcançar os objetivos e impactar positivamente o seu cliente”, orienta.
Qual rede social explorar?
Wanessa Castro enfatiza que é bom que a marca esteja em várias plataformas para alcançar mais clientes, como Instagram, Tik tok, Youtube ou Facebook.
“Antes de escolher quais redes sociais vai utilizar, o empreendedor deve avaliar onde o seu público está. Alguns formatos, como é o caso das redes sociais mais ‘jovens’, são utilizadas, em sua maioria, por pessoas mais novas. Já outras abrem mais o leque de opções conforme idade e status social”, pontua.
Ela afirma que os vídeos curtos são uma tendência que vai se confirmar e ganhar mais espaço em 2022. “O formato IGTV, por exemplo, não teve muito sucesso este ano. A plataforma Instagram ainda tentou fazer esse formato vingar, mas não conseguiu. Já o Tik Tok faz sucesso pelo formato de vídeos pequenos e pode ser facilmente explorado pelas marcas”, diz.
Da terapia à renda extra
Camila Alves transformou um hobby em fonte de renda em 2021. Ela, que aprendeu a fazer crochê com a avó, decidiu atender pedidos de amigas que gostaram das peças que começou a produzir para montar looks exclusivos.
O primeiro passo foi montar uma lojinha virtual, a Closed Garden Bolsas, no Instagram, para vender bolsas de crochê.
“Eu quis começar com um grande lançamento de bolsas de crochê feitas por encomenda, do jeito que o cliente queria. O primeiro passo para ter contato direto com as clientes foi mergulhar nas redes sociais como oportunidade de negócios. E tenho recebido tantas encomendas, que agora passei a produzir em larga escala para atender as clientes com modelos prontos”, conta.
Camila Alves afirma que para estar sempre preparada, fica atenta às novidades do mercado e busca aplicar nas publicações para manter o engajamento da marca.