
MANAUS – O juiz auxiliar do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) Ricardo Augusto de Sales determinou a suspensão, pela TV Amazonas, de divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope para governador, que seria divulgada na noite desta segunda-feira, 17.
O juiz atendeu a uma representação da coligação “Renova Amazonas”, do candidato a governador David Almeida (PSB). A decisão foi publicada no mural eletrônico do TRE-AM na tarde desta segunda-feira.
A coligação “Renova Amazonas” alegou que o requerimento de registro da pesquisa identificada sob o número AM-01057/2018 está “eivada de irregularidades”.
Entre as irregularidades, a coligação aponta “estratificação equivocada quanto a sexo, idade e grau de instrução” porque o Ibope utilizou no plano amostral o Censo 2010, o Pnad 2016 e dados do TSE de 2018. Segundo os advogados de David, os dados do IBGE de 2010 não se justifica diante dos dados dos eleitores divulgados pelo TSE.
O mesmo vício, segundo a coligação, se apresenta em relação à estratificação do nível econômico, quando o Ibope informa ouvir mais os eleitores economicamente ativos em detrimento dos inativos, sem justificativa plausível.
O terceiro problema, segundo os advogados de David Almeida, é a “inexistência de ponderação das amostras coletadas quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, requisito que serve para correção de distorções, buscando refletir o resultado mais fiel possível ao cenário real do eleitorado”.
