MANAUS – Oieee seja bem vindo ao Etiquettar, nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento do Amazonas Atual, me chamo Ynglety Barros e hoje vamos conversar sobre a importância da Etiqueta para Atendimento ao cliente.
Se existe um lugar que precisamos desenvolver-nos continuamente, esse lugar é o atendimento ao nosso cliente. É através dele que conquistamos, vendemos, crescemos, ampliamos nossos negócios. É através do atendimento ao cliente que você aperfeiçoa seu negócio, desenvolve sua equipe e amadure os processos.
Ah Ynglety, eu não trabalho com atendimento ao cliente. Trabalho dentro de um escritório e só falo mesmo com o pessoal do trabalho. Se essa é sua realidade, quero te dizer, que você tem mais motivos que os demais para desenvolver um bom atendimento, afinal de contas seus clientes internos, são sempre os mesmos. Uma falha, pode resultar numa avaliação ruim e até em demissão.
A Etiqueta, como temos estudado aqui no Etiquettar, ela é uma das ferramentas que podem nos aproximar de uma postura profissional mais correta de um atendimento. Não é fazer por fazer, é entender a importância e o impacto em suas ações. Por isso a Etiqueta é importante para o atendimento ao cliente.
Você realizar mil cursos e aprender 50 dicas de como atender bem, mas com o passar dos dias, com a rotina do dia a dia, se aquilo não se tornou hábito, não faz parte do seu propósito, vai se perder no processo e você vai voltar a fazer tudo como era antes.
Então, viva a Etiqueta, reveja todas as matérias do Etiquettar e se coloque numa postura de protagonista do seu sucesso.
Sobre isso estamos de acordo? Então agora sim, quero te mostrar alguns segredos que fazem toda diferença em um atendimento excelente:
Tenha empatia – Compreenda o que seu cliente precisa. Lembre-se de analisar sob a ótica dele e não sua.
Adote uma postura investigativa – Antes de falar com seu cliente, tenha certeza que tem todas as informações em mãos.
Ouça com atenção – Pratique a escuta ativa, não interrompa e esteja presente durante a conversa. Isso pode te trazer informações preciosas.
Identifique como o cliente gosta de ser atendido – Se ele é mais detalhista, mais afetivo, mais assertivo, isso vai te aproximar do cliente e ele vai se sentir bem atendido.
Construa confiança – Construa seus negócios baseados na transparência e ética. Se algo não saiu como esperado, então fale e busque resolver, essa postura vai gerar uma relação de confiança.
Seja resolutivo – Recebeu uma demanda? Dê retorno, sempre! Mesmo que a resposta seja um não. E atenção, lembre-se de não culpar pessoas ou processos, apenas aponte uma solução.
Pense no longo prazo – Seu relacionamento com o cliente deve ser sustentável. Raramente existe apenas uma compra, gere valor na sua estratégia de atendimento.
Aprimore seu equilibro emocional – Seja você a pessoa que vai conduzir seu cliente a se acalmar em um momento de estresse, e isso com certeza não vai acontecer você falando mais alto ou pedindo para ele se acalmar. Seja você esse equilíbrio, educação e paciência.
Torne-se especialista em aprender – Uma postura de aprendiz, desenvolve em nós uma sede por novas experiencias e possiblidades. Se deu certo, pode ser repetido, se não deu, identifique e refaça até aprender. Importante é evoluir sempre.
Somente uma pessoa que entende qual seu proposito de vida, que sabe que todas as suas ações tem consequências, ou seja, uma pessoa com Etiqueta, vai conseguir colocar esses segredos em pratica e começar a conquistar cada vez mais clientes.
Essa foi mais um vídeo para o Etiquettar, nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento do Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros, sou especialista em Etiqueta Comportamental e já quero te convidar a se inscrever no canal para ficar por dentro de nossas novidades semanais. Me segue também nas redes sociais, lá divulgo minha agenda de cursos e palestras, presenciais e on line. E atenção se você é de Manaus, esse tema é importante para você, então, já se inscreve no curso Etiqueta no Atendimento: o segredo para encantar clientes e alavancar seus negócios, que vai acontecer dia 17 de maio de 2023 no Primavera Festas. Nessa noite incrível você vai aprender sobre Etiqueta no atendimento, Marketing pessoal da equipe, comportamentos que encantam e comunicação elegante. Venha participar!
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