Oieee, seja bem vindos ao Etiquettar! Nossa coluna sobre etiqueta e comportamento do Amazonas Atual. Eu me chamo Ynglety Barros e hoje falaremos sobre a Etiqueta e o Poder do “Não”!
Tudo que fazemos, pensamos, vivemos ou escolhemos, gira em torno de uma decisão! Muitas vezes, mas bote muita, essas decisões são tomadas levando em consideração apenas a vontade do outro e não a sua.
Viver em função do outro, viver apenas para agradar alguém, traz grandes prejuízos a nossa saúde, seja mental ou física. No entanto, e quando somos nós mesmo que nos colocamos nessa situação? E quando a pessoa não nos obriga a nada, mas porque quero agradar, digo sim, concordo com algo, puramente porque não sei dizer não?
É difícil dizer não, mas todos nós deveríamos dominar essa arte! No vídeo de hoje vou te mostrar 5 motivos de porque temos dificuldade de dizer e o que podemos fazer para virar esse jogo!
- Medo de ser rejeitado;
Fomos criados para viver em comunidade! O medo de ser rejeitado, colocado de lado, ignorado ou cancelado, acaba fazendo com que passemos a engolir muita coisa. Cuidado, aqui você pode um dia explodir (ou seja, cuspir verdades nuas e cruas por ai) ou pior, implodir (seu corpo gritar por socorro e até ficar doente, alergias, gastrite, dores de modo geral. São todas doenças relacionadas ao emocional.
2. Necessidade de agradar e estar bem com todo mundo, ser o bonzinho e a boazinha;
Totalmente ligado ao medo de ser rejeitado, aqui a pessoa veste uma capa de disponibilidade eterna e diz sim para tudo que lhe pedem, mesmo sabendo que não tem condições de atender, ou que precisará deixar seus próprios projetos de lado para fazer alguém para alguém.
3. Autoestima baixa
Fazer tudo para tudo, para todos apenas para receber um elogio, se sentir querida, ganhar um presente, ou por um instante, ter o carinho ou a atenção de alguém.
4. É o centro, todos precisam de mim
Aqui você é o centro de tudo e acha que ninguém sobrevive sem você, daí você acaba dizendo sim para todos, mas não porque quer agradar, mas no fundo por achar que todos precisam de você e não saberiam viver se não fosse por tudo que você faz e realiza. Todos são incapazes, apenas você é que sabe das coisas.
5. Dizer não para tudo!
Aqui, aqui como o motivo anterior, trata-se de uma falta de equilíbrio. Dizer não para tudo pois não quer se sentir obrigado a nada, nem tento realizar, participar ou colaborar. O não é a única palavra existente em seu vocabulário.
Se identificou com alguma das situações acima, ou até em mais de uma dependendo de onde estamos? Agora que já entendemos a fonte, existem alguns exercícios que gostaria de propor para você para rompermos essa barreira do Não e possamos viver de forma leve e saudável:
- Diga sim a você
Quando alguém lhe pedir alguém, antes de responder, analise se para fazer aquilo, você precisará dizer não para você em algum dos seus projetos ou valores. Se a resposta for sim, não aceite e diga não.
2. Treine!
Como tudo nessa vida, precisamos começar e fazer para se tornar um especialista. Comece com pequenos nãos. Se analise, se perceba, se permita!
3. Suavize!
Dizer não, em momento alguém significa que você precisa usar de grosseria ou arrogância, muito pelo contrário! É possível dizer não e continuar a conversa com muita leveza.
Por exemplo: “Ynglety, vamos jantar amanhã? Quero muito que você vá e já fiz até a reserva”. Eu que já tinha um compromisso agendado, posso responder. “Tenho certeza que você terá uma noite incrível. Eu agradeço demais o convite, no entanto não poderei participar, aproveite sua noite e divirta-se!”
Falamos aqui sobre o poder do Não, mas porque isso tem ligação com Etiqueta?
A pessoa que tem Etiqueta, ela cumpre o que fala, marca e vai. Ela é autoconfiante e inspira elegância. Uma pessoa com etiqueta, desenvolve relações saudáveis e sabe a importância de se priorizar. Se tornar uma pessoa assim não é fácil. Trata-se de uma jornada e se você tem problemas em dizer não, vai apenas colocar mais pedras em seu caminho.
Esse foi mais um vídeo para o Etiquettar, nossa coluna sobre Etiqueta e comportamento da Amazona Atual. Me chamo Ynglety Barros, sou especialista em Etiqueta comportamental e meu principal propósito é conduzir você rumo ao sucesso, através do desenvolvimento da melhor versão de si mesmo, utilizando nesse processo a Etiqueta e o Marketing Pessoal como ferramentas.
Me siga nas redes sociais e já se inscreve no canal para não perder nenhuma das novidades.