O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

MPF pede retirada de página do Facebook por discriminação contra índios

13 de fevereiro de 2014 Dia a Dia
Compartilhar

Portal Apuí no Facebook veicula notícias com conteúdo discriminatório contra indígenas da etnia tenharim, segundo o Ministério Público

No perfil pessoal e na página do Portal Apuí no Facebook, Evanir  Valentim publicou matéria sobre a ação do MPF e disse que está feliz por estar vivo / Imagem: Reprodução

MANAUS – O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) processou o administrador da página Portal Apuí no Facebook, Ivanir Valentim da Silva, pela veiculação de notícias com conteúdo discriminatório e incitação ao ódio contra os povos indígenas da etnia tenharim. A ação pede à Justiça que determine a retirada de todas as publicações e comentários da página que citem o povo tenharim, no prazo de 48 horas, e obrigue o administrador a se abster de publicar novas mensagens relacionadas aos indígenas da etnia.

No perfil dele e na página do Portal Apuí no Facebook, Evanir Valentim publicou a matéria distribuída pela assessoria do MPF e diz que está “muitíssimo feliz por estar vivo, ao contrário do meu amigo Stef Pinheiro de Souza e os amigos dele que foram brutalmente assassinados.” Ele também afirma que a ação não faz sentido. “Feliz também pelo fato de as acusações do Ministério público não fazerem o menor sentido.”

A região do sul do Amazonas vive dias de instabilidade desde dezembro de 2013 em função da morte de um indígena e do desaparecimento de três pessoas na área da terra indígena Tenharim Marmelos, cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230). Ainda no início dos conflitos, o MPF/AM identificou uma série de mensagens discriminatórias publicadas em páginas de redes sociais e portais de notícia da região e expediu recomendação com o objetivo de cessar a incitação à violência e discurso de preconceito contra indígenas da etnia tenharim.

Segundo a ação, em uma das mensagens divulgadas após o incêndio de prédios e bens públicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Humaitá e da Secretaria Especial de Saúde Indígena, o Portal Apuí escreveu “QUE PENA! Barquinho chique, camarote, TV de Plasma, muito luxo. Tudo cinza agora”, como legenda de uma foto do barco da Funai incendiado durante protestos que tinham os indígenas como alvo. Essa e várias outras postagens com mensagens de incitação à violência e satisfação com atos de destruição do patrimônio público federal foram coletadas pelo MPF desde o início dos fatos e anexadas à ação apresentada à Justiça na quarta-feira (12/02).

Apesar de ter manifestado concordância com a recomendação em mensagens publicadas na página, o responsável pelo Portal Apuí continuou divulgando uma série de mensagens nas quais, entre outras atitudes, chama os indígenas de “bandidos” e reconhece a existência de “ódio contra os tenharim”.

Além da retirada de todo o conteúdo e dos comentários da página com citações ao povo indígena tenharim, o MPF/AM também requer como pedido final da ação a condenação do responsável pela página Portal Apuí ao pagamento de indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 100 mil. A ação tramita na 1ª Vara Federal no Amazonas, sob o número 2206-34.2014.4.01.3200e aguarda decisão da Justiça.

Liberdade de expressão

Para o MPF/AM, o direito à liberdade de expressão é indispensável para o exercício da democracia, mas não foi criado de forma absoluta, sem restrições, e deve ser exercido com ponderação e garantia do contraditório. “A atividade jornalística não goza de liberdade plena, devendo ser compatibilizada a garantia constitucional com o respeito aos demais direitos fundamentais previstos na Constituição, notadamente aqueles que buscam fundamento direto no princípio da dignidade da pessoa humana”, ressalta um trecho da ação.

Nos argumentos apresentados à Justiça, o MPF também afirma que atribuir qualidades negativas discriminatórias a um grupo de indivíduos, como fez o jornalista processado, atinge a dignidade deste grupo perante a sociedade, o que constitui abuso do direito de expressar-se livremente. “Ao agir de forma que extrapola o âmbito de proteção do direito à liberdade de expressão/imprensa, surge a necessidade de remover os ilícitos causados, bem como de inibir o réu a adotar condutas similares no futuro”, defende o órgão em outro trecho do documento.

O Código de Ética do Jornalista, que estabelece as normas de atuação do profissional da categoria, também é citado na ação como parâmetro para demonstrar os abusos cometidos pelo Portal Apuí. O MPF ressalta que os artigos 6º e 7º do documento preveem a obrigação de defender os princípios constitucionais e legais e os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos, negros e minorias.

De acordo com a ação, a norma estabelece ainda o dever de combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza. Usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime também são proibições previstas no Código de Ética da classe.

Notícias relacionadas

Vice-presidente do TJAM suspende ordem de despejo do Bar do Armando

Inmet prevê chuvas em partes do Amazonas nesta terça e quarta-feira

Moraes determina cumprimento imediato de penas de mandantes da morte de Marielle Franco

Cartolouco nega violência física e psicológica contra ex-namoradas

Bispo descarta acordo com Bar do Armando e diocese espera execução de despejo

Assuntos MPF, Portal Apuí, tenharim
Valmir Lima 13 de fevereiro de 2014
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

MPF e Ibram discutem uso de satélite no combate ao garimpo ilegal na Amazônia

13 de julho de 2026
Colombia
Dia a Dia

Justiça mantém prisão de acusado pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips

13 de julho de 2026
Voto na urna eletrônica
Política

Partidos devem explicar critérios de divisão de dinheiro do Fundão, afirma MPF

2 de julho de 2026
Medicamentos foram apreendidos no aeroporto de Tabatinga (Foto: Infraero/Divulgação)
Dia a Dia

MPF recorre contra absolvição de policial no AM por contrabando de remédio

2 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?