O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Amazonas é 3º do Norte e 7º do país que paga o piso nacional do professor

2 de fevereiro de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Maioria dos municípios no Amazonas paga piso salarial do professor (Foto: Divulgação/Seduc)
Por Feifiane Ramos, do ATUAL

MANAUS — O Amazonas é o terceiro estado da Região Norte com maior proporção de municípios que pagam o piso salarial nacional do magistério. De acordo com dados do Anuário da Educação Básica 2025, 82,6% dos municípios do estado remuneravam professores da educação básica com vencimento igual ou superior ao piso em 2023, percentual acima da média nacional (68,5%) e também superior à média da Região Norte (73,3%).

Na comparação regional, o Amazonas está atrás de Rondônia (90,2%) e Pará (84,9%). O estado supera Amapá (60,0%), Acre (42,1%) e Roraima (33,3%), que registrou o menor percentual da região e também do país, segundo o levantamento. Na comparação nacional, o Amazonas ocupa a 7º posição.

Em nível nacional, os maiores índices de municípios que pagavam vencimentos iguais ou superiores ao piso salarial do magistério foram registrados no Ceará (98,1%) e no Piauí (93,8%), ambos na Região Nordeste. Na outra ponta, Espírito Santo (37,0%), no Sudeste, e Roraima (33,3%), no Norte, apresentaram os menores percentuais do Brasil.

No dia 21 deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória nº 1.334/2026 que atualiza o cálculo do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica, valor mínimo que deve ser pago aos professores da rede pública em todo o Brasil. Com o reajuste de 5,4%, o piso passou de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para profissionais com jornada de 40 horas semanais.

O levantamento foi elaborado pela organização Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna, com base em dados oficiais referentes ao ano de 2023. As informações são apresentadas por estado e não detalham a situação individual dos municípios.

Ministério da Educação: governo aumentou piso salarial do magistério para 2026 (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Cenário

O estudo apresenta também o tipo de vínculo dos docentes nas redes públicas. No Amazonas, os dados indicam trajetórias distintas entre as redes estadual e municipal. Na rede estadual, o percentual de professores concursados, efetivos ou estáveis passou de 60,1% em 2014 para 84,6% em 2024, enquanto a proporção de contratos temporários caiu de 39,8% para 15,3% no mesmo período.

Nas redes municipais, ocorreu o movimento inverso: a participação de docentes efetivos recuou de 56,8% para 44,8%, e os contratos temporários aumentaram de 43,1% para 55,0%, tornando-se maioria em 2024.

Plano de carreira

Além da remuneração, o anuário também analisa a estrutura da carreira docente nas redes públicas. Em 2023, 93,2% dos municípios do Amazonas possuíam plano de cargos e carreira que prevê o limite máximo de até dois terços da jornada semanal dos professores em sala de aula, percentual acima da média da Região Norte (87,3%) e também superior à média nacional (92,2%).

Na comparação regional, o Amazonas aparece entre os estados com melhor desempenho nesse indicador, atrás apenas de Rondônia (95,0%) e Tocantins (93,8%), e à frente de Roraima (92,3%), Amapá (93,3%) e Acre (80,0%). O Pará registrou o menor percentual da região, com 75,2% dos municípios prevendo o limite de jornada em sala de aula nos planos de carreira.

No cenário nacional, os maiores percentuais foram observados no Maranhão e em Mato Grosso do Sul, onde 100% dos municípios adotaram o critério, seguidos por Alagoas (99,0%) e Mato Grosso (97,4%). Já os menores índices apareceram no Rio de Janeiro (78,7%), no Pará (75,2%) e no Acre (80,0%), evidenciando desigualdades entre os estados na organização da carreira docente.

Notícias relacionadas

BNDES Periferias Fortes vai selecionar projetos no Amazonas

UEA vai restaurar prédio da Alfândega para instalar centro de estudos e artes

Nove estados registraram 4.330 mortes por policiais; no AM foram 43

EUA sancionam dois brasileiros e 3 empresas do Brasil por ligação com o PCC

Justiça de Mato Grosso decidirá sobre roubo de bilhete da Mega-Sena

Assuntos Amazonas, Educação Básica, magistério, manchete, piso salarial, Professoes
Feifiane Ramos 2 de fevereiro de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Abordagem policial de suspeito: projeto de lei estabelece novas diretrizes para ação de agentes de segurança (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Dia a Dia

Nove estados registraram 4.330 mortes por policiais; no AM foram 43

1 de julho de 2026
Festival de Parintins, Bumbódromo
Especial Publicitário

Festival de Parintins encerra três noites com vitória do Boi Caprichoso

1 de julho de 2026
Indústrias da Zona Franca de Manaus (Foto: Divulgação/Suframa)
Economia

Receita reduz alcance de incentivo fiscal e Fieam considera afronta e ameaça à ZFM

1 de julho de 2026
Projeto de lei institui venda de de spray de pimenta para mulheres (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Senado aprova uso de spray de pimenta para defesa por mulheres

1 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?