
Do ATUAL
MANAUS – Sem excesso de arrecadação, o pagamento de abono do Fundeb só ocorre quando o gestor não cumpre o seu papel, disse o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta quarta-feira (3), em entrevista a uma rádio de Manaus.
Ao explicar o motivo de não ter pago o bônus a servidores da educação, David disse que não houve aumento no valor repassado pelo governo federal e que o dinheiro transferido foi usado para pagamento de benefícios definitivos, como as progressões de carreira e correções salariais, que integram a aposentadoria do servidor.
“Por que eu paguei o abono em 2017 quando eu fui governador [interino]? Porque era a única forma de contemplar os professores naquele momento, que eu tinha apenas cinco meses no governo. Mas, você paga o abono quando o gestor não faz a sua parte. Como assim? Correções atrasadas, data-base atrasada, progressões atrasadas. Quando você não faz isso você tem sobra. Quando você cumpre completamente todas as progressões, todas as datas-bases, todos os benefícios para os professores e profissionais da educação, você está aplicando da forma devida porque ele leva esses benefícios para a vida acadêmica dele, para a aposentadoria – o Fundeb não vai para a aposentadoria, mas a progressões, as correções, os enquadramentos necessários vão”, afirmou o prefeito.
De acordo com David, em 2021 os repasses do Fundeb totalizaram R$ 1,167 bilhão. No ano seguinte, R$ 1,383 bilhão. A diferença foi de aproximadamente R$ 216 milhões. No fim de 2022, com o excesso de arrecadação de verbas federais, a prefeitura pagou abono de até R$ 9 mil a servidores da educação.
No ano passado, os repasses totalizaram R$ 1,366 bilhões. A diferença em relação a 2022 foi de aproximadamente R$ 17 milhões. A Semed (Secretaria de Educação de Manaus) concedeu, no ano passado, reajuste salarial de 4,5% aos profissionais da educação.
“Essa é a boa aplicação do recurso. Quando tem o excesso de arrecadação, além de pagar a data-base, fazer os enquadramentos e as progressões, você também aplica o bônus que é o abono. Então, em função da diminuição do repasse, do número de alunos, isso impactou nas finanças federal, estadual e municipal”, disse David.
No fim do ano passado, parte da categoria cobrou de David o pagamento do abono do Fundeb. Na ocasião, a Semed explicou que aplicou 93% dos recursos do Fundeb em pagamento de folha de pessoal. Conforme a secretaria, o restante foi aplicado nas despesas operacionais das escolas.
David disse, nesta quarta-feira, que houve “frustração” do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS e diminuição do Fundeb. “Em função disso, não foi possível pagar o abono. Porém, a data-base está em dia, as progressões estão em dia, os enquadramentos estão em dia, aumento de todas as vergas, salários, essa é a obrigação do gestor”, afirmou o prefeito.

Nós faremos nosso trabalho nas eleições também. pode esperar.
Esse prefeito se contradiz, pois se assim fosse não tinha professores esperando a suas progressões por mais de 4 anos. Então porque não Deu as progressões em vez de 7 mil de Fundeb por cadeira em 2021 e 3 mil por cadeira em 2022? Então ele não fez a sua parte como gestor. Tinha que ter atualizado todas as progressões dos professores e não fez. Agora quer justificar devido a queda de 5% de diferença de arrecadação para o ano de 2022. É muito mal gerido o dinheiro público. Então ele confessa que foi um mal gestor no ano de 2021 e 2022 pagando o Fundeb em vez de atualizar as progressões.
Lamentável que um gestor público com visão tão pequena tente justificar o injustificável. Manaus é uma potência em arrecadação, tem o 6° PIB das capitais brasileira e não consegue ter uma política de valorização dos professores? Fazer média com o recurso federal é fácil, mas, cadê as receitas próprias do município? Como está sendo gerido o fundo municipal de educação? Muitas respostas precisam ser dadas. Órgão controle, vcs com a lavra.
Faz o L….kkkkkkk
Professor quer ganhar Fundeb todo ano, grande parte nem merece o salário que tem, pois faz um desserviço como educador. Sou professor de sala de aula, já fui premiado nacionalmente na Olimpíada de Língua Portuguesa, tudo graças ao trabalho realizado com meus alunos. A maioria dos professores só querem saber do salário. Sempre digo que a forma de pagamento do professor deveria seguir o modelo chinês, o professor teria um salário fixo e receberia abono se sua turma apresentasse um bom desempenho, com isso seu salário seria maior graças a sua dedicação. Quando digo isso os preguiçosos são os primeiros a reclamar.
É mas não foi o L que deixou de pagar o fundeb e sim um bolsonarista.
Progressão para 300 para justificar o uso indevido do dinheiro usado
Ele passou dois anos sem aparecer então e resolve aparecer no terceiro ano de mandato é isso que ele quiz dizer ?
E eleição está ai.
#amomparaprefeito
Percebo que ele fala sobre as progressões como se todas estivessem em dia, e a fila para receber progressão à anos? Tanto por tempo de serviço , como também de pós graduação e mestrado?
É lamentável a situação do prefeito, não tem justificativa para o injustificável, o gestor não deu conta do seu papel, não tem dinheiro pra pagar a sobra do fundeb , muitos professores esperando pela progressão a anos, e ainda tem a coragem de falar que fez muito pelos professores , ele mesmo se contradiz, a questão é: cadê o dinheiro do fundeb?
Tentando justificar o que não tem justificativa!! 2023 foi um ano que os profissionais da educação mais trabalharam para cumprir as metas propostas da SEMED. Seria interessante os profissionais terem seu trabalho reconhecido! Além do que, se não iam pagar por que a secretária fez Live dizendo que iria? Ela criou expectativa na cabeça dos profissionais. Alguns até gastaram por conta da fala dela e hoje estão agoniados cheios de dívidas.
Professores trabalham respectivamente no processo de ensino e aprendizagem “criatura” não somos promoters de eventos dentro da escola. Atividades extracurriculares já está dizendo são extras. Não dá benemérito diante de outros colegas. Seu comentário foi muito infeliz. E contra os colegas. Eu mesmo fiz PCE na minha escola. Fui único aprovado em projeto na Fapeam. E nem por isso vou dizer que todo mundo e preguiçoso. Cada um tem um contexto, uma história de vida e uma saúde específica e um contexto escolar. Tem gente que trabalha num contexto complicadissimo escolar. Todos nós somos trabalhadores e metemos os bônus. O que mais tem são colegas doentes de saúde afastado. Performance fica pra cabeça doente das pessoas insensíveis
Ok, aonde vocês estavam quando o Amazonino era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? aonde vocês estavam quando o Eduardo Braga era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Omar era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Alfredo Nascimento era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Serafim era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Arthur era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb, que aliás tentou comprar o votos dos professores na corrida pela reeleição com 1.000,00 para cada professor. Vocês deveriam buscar entender e participar mais da política em si e não apenas assistir da arquibancada e torcer e aceitar as falácias em período de eleição. Esse cara que hoje você ver prefeito lutou muito e sozinho contra os grupelhos dos coronéis de barranco que tentaram copitá-lo para seus grupos, e ele disse não a todos, esse cara chamado Davi tem trabalhado dioturnamente por está cidade, agora não espere que com quatro anos de mandato ele consiga resolver problemas e roubos da prefeitura de mais de 30 anos, no mínimo vocês estão sendo levianos quando dizem que só agora que ele aparece, ou seja, no mínimo vocês precisam trocar a lente turvada de vossos olhos, este homem vive nas ruas de Manaus, fiscalizando o dinheiro público que está sendo investigado em obras , se este está sendo bem aplicado, deixe de lezeira e caboquise, procure ver quem realmente fez, faz e fará um bom trabalho aonde quer que o coloque para trabalhar como homem público. Criticar é bom, quero ver é fazer, o Amazonino Júnior que muitos estão essaltando, chamado Amom, broqueou verbas para Manaus, tanto para o estado como para o município e até votou contra o Amazonas porque o grupelho dele não está no poder, e isso vocês estavam aonde mesmo!!??? E isso que agrada vocês!!!???
Aonde ser lê ” investigado” lesse investido.