
Do ATUAL
MANAUS – O Amazonas terá R$ 85,6 milhões para investimento na segurança pública, anunciou o governador Wilson Lima na tarde desta sexta-feira (1o), em Manaus, último dia do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Os recursos são do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Ministério da Justiça.
O valor inclui a compra de viaturas para o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e para a Polícia Federal, caminhões e veículos para uso da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), além de armamentos e equipamentos para as forças de segurança locais.
No fórum foram lançados o programa AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania), PAS (Plano de Ação de Segurança) e Pronasci 2.
O AMAS inclui R$ 2 bilhões para segurança na fronteira da Amazônia. A primeira parte de recursos será de R$ 349 milhões e foi liberada nesta sexta-feira (10). O programa também destinará investimentos na Polícia Rodoviária Federal.
Os nove estados que compõem a Amazônia Legal serão contemplados com recursos do AMAS: Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, da região Norte; Maranhão (Nordeste) e Mato Grosso (Centro-Oeste).
Entre as ações do AMAS estão previstas a implementação de 34 novas bases integradas de segurança, envolvendo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e forças estaduais. Serão 28 bases terrestres e seis bases fluviais na região amazônica.
O objetivo conjunto dos programas é fortalecer a presença das forças de segurança na Região Amazônica, com o combate a crimes ambientais, tráfico de pessoas e drogas, prostituição infantil, garimpo, extração, caça e pesca ilegais e disputa entre facções criminosas.
O ministro da Justiça Flávio Dino participou do encerramento do evento.
(Colaboraram Guilherme Nery e Willison Cardoso)
