O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Pela 2ª vez Chalub pede vista da denúncia contra Nicolau

7 de janeiro de 2014 Política
Compartilhar

Desembargador Djalma Martins da Costa apresentou voto-vista e concordou com o relator Jorge Lins pelo recebimento da denúncia

O desembargador Domingos Chalub recorre frequentemente ao expediente do pedido de vista para adiar votações no TJAM / Foto: Mário Oliveira/TJAM

MANAUS – Na primeira sessão do ano do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira pediu vista do processo nº 0001952-75.2013.8.04.0000, que trata da denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) contra o deputado estadual Luiz Ricardo Saldanha Nicolau (PSD) e outras 11 pessoas por irregularidades na construção do edifício-garagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE). Com o pedido, o julgamento fica suspenso por duas sessões.

Esta é a segunda vez que o desembargador Chalub pede vista do processo. Em novembro do ano passado, ele pediu vista, e no voto-vista sugeriu que o processo fosse desmembrado para que apenas o deputado Nicolau fosse julgado no TJAM e os demais denunciados fossem para a primeira instância da Justiça Estadual. O pedido foi negado por maioria de votos do Pleno do TJAM. Na sessão do dia 11 de dezembro, o desembargador vistante Djalma Martins da Costa pediu vista e jogou o julgamento do processo para 2014.

Hoje, Chalub leu manifestação do desembargador Djalma Martins da Costa, que não se encontrava na sessão por motivo de férias, mas que já havia apresentado voto concordando com o relator e pedia para prosseguir o julgamento do processo..

Em 26 de novembro de 2013, o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, relator do processo, votou pelo recebimento da denúncia e aplicação das medidas requeridas, como a indisponibilidade dos bens e o rastreamento dos bens móveis e imóveis, além da quebra do sigilo fiscal e bancário de todos os denunciados.

Cautelar adiada

O julgamento da cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4003874-83.2013.8.04.0000, contra a Lei Complementar nº 126/2013, que amplia de 19 para 26 o número de desembargadores do TJAM, foi adiado por falta de quórum mínimo exigido para votação desse tipo de matéria – 2/3 de desembargadores presentes.

A Lei nº 9.868/99 estabelece em seu art. 22 que a decisão sobre a inconstitucionalidade de determinada lei ou ato normativo será tomada com a presença de, pelo menos, oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), correspondendo a 2/3 da composição do órgão, e esta lei também é aplicada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por analogia.

Na sessão desta terça, 11 desembargadores estavam presentes; os demais membros não participaram porque estão de férias. O desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes também se ausentou da sessão de hoje devido a compromisso no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), órgão presidido pelo magistrado.

Notícias relacionadas

Dino mantém remoção de vídeos de Salazar com ofensas a David Almeida

Políticos do AM marcam presença na Marcha para Jesus em Manaus

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro sobre suspeição de ministro

Fachin cria grupo de trabalho para rever ‘penduricalhos’ de juízes

Flávio Bolsonaro pede ao STF suspeição de Moraes para julgar processos do Banco Master

Assuntos denúncia, Domingos Chalub, Ricardo Nicolau
Valmir Lima 7 de janeiro de 2014
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Disque 181é voltado para denúncias sobre crimes já ocorridos ou situações suspeitas que possam resultar em delitos (Foto: Divulgação/SSP-AM)
Dia a Dia

Tráfico lidera registro de denúncias ao 181 em quatro meses no Amazonas

11 de maio de 2026
O suspeito foi preso em uma residência pela Polícia Civil do Amazonas (Foto: Divulgação)
Polícia

Homem é preso em Manaus suspeito de estuprar duas crianças

29 de dezembro de 2025
Dia a Dia

MP denuncia homem que agrediu adolescente autista com ripa em Manaus

20 de novembro de 2025
Deputada Chris Tonietto
Política

Entidades denunciam à ONU projeto que dificulta aborto legal em criança vítima de estupro

7 de novembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?