O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Governador do AM veta 11 projetos que tiveram votações relâmpagos

8 de agosto de 2023 Política
Compartilhar
Plenário da Assembleia Legislativa em 05 07 2023
Plenário da Assembleia Legislativa: 11 projetos aprovados por deputados foram vetados (Foto: Hudson Fonseca/Aleam)
Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), vetou 11 projetos de leis aprovados pelos deputados estaduais em votação “relâmpago” nos dois últimos dias de trabalho legislativo [11 e 12 de julho]. Foram analisados 78 projetos de lei, nove de resolução legislativa e três de decreto legislativo.

Nos dois dias foi adotada a votação sem leitura dos textos e nem discussão das propostas, em blocos de 5 proposições.

Leia mais: Deputados do AM aprovam 56 projetos em 7 minutos e meio

Dos 11 projetos aprovados pelos deputados, oito sofreram veto total e três o veto parcial. No primeiro caso, toda a proposta é barrada por ser inconstitucional (viola a Constituição) ou ilegal (fere o Código Civil). No caso do parcial, o projeto torna-se lei sem a parte vetada.

A deputada Débora Menezes (PL) foi quem mais teve propostas vetadas: três. Delegado Péricles, também do PL, é o segundo com mais propostas ilegais ou inconstitucionais: duas. Foram vetados um projeto de João Luiz (Republicanos), Roberto Cidade, Thiago Abrahim e Adjuto Afonso (todos do União Brasil), Mayra Dias (Avante) e Alessandra Campelo (PSC).

Os vetos serão analisados pelos deputados.

Confira os projetos de lei vetados

1. Veto parcial ao artigo 3º do Projeto de Lei nº 257/2023, de autoria da deputada Débora Menezes (PL), que “institui a Política Estadual de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte”.

2. Veto total ao Projeto de Lei nº 183/2023, de autoria da deputada Débora Menezes que “proíbeo vilipêndio de dogmas e crenças relativas à religião cristã sob forma de sátira, ridicularização e menosprezo no âmbito do Estado do Amazonas”.

3. Veto total ao Projeto de Lei nº 71/2023, de autoria da deputada Débora Menezes, que “dispõe sobre a prioridade, na matrícula em creches e escolas, às crianças e adolescentes órfãos decorrentes da COVID-19”.

4. Veto total ao Projeto de Lei nº 224/2023, de autoria do deputado Delegado Péricles, que “autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Auxílio Aluguel no Estado do Amazonas na forma que se especifica”.

5. Veto parcia ao §2º do artigo 2º e o artigo 4º do Projeto de Lei nº 448/2023, de autoria do deputado Delegado Péricles, que “institui boas práticas de transparência em contratações pública no Estado do Amazonas”.

6. Veto parcial ao artigo 2º do Projeto de Lei nº 150/2023, de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), que “define o Beach Tennis como modalidade esportiva passando a integrar o Calendário de Eventos do Estado”.

7. Veto total ao Projeto de Lei nº 251/2023, de autoria do deputado Thiago Abrahim (União Brasil), que “dispõe sobre a emissão de declaração de quitação mensal de débitos pelas pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados no âmbito do Estado do Amazonas”.

8. Veto total ao Projeto de Lei nº 497/2021, de autoria do deputado Roberto Cidade (União Brasil), que “cria mecanismos de segurança para os motoristas de aplicativos de transportes de passageiros no âmbito do Estado do Amazonas”.

9. Veto total ao Projeto de Lei n.º 246/2023, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante), que “dispõe sobre medidas de prevenção e assistência às vítimas de desmoronamentos e deslizamentos em áreas de risco no Estado do Amazonas”.

10. Veto toal ao Projeto de Lei nº 269/2023, de autoria do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), que “dispõe sobre as diretrizes para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde – ACS na realização de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar do Estado do Amazonas”.

11. Veto total ao Projeto de Lei nº 124/2023, de autoria da deputada Alessandra Campelo (PSC), que “altera, na forma que especifica, a Lei nº 5.432, de 5 de abril de 2021, que ‘Institui o Dia Estadual do Combate ao Câncer de Mama e do Colo de Útero, bem como a Campanha de Saúde da Mulher denominada ‘Outubro Rosa’ no âmbito do Estado do Amazonas’”.

Notícias relacionadas

David questiona pesquisas e admite mudar estratégia eleitoral

Justiça vai avaliar percepção do eleitor sobre as Eleições 2026

Cidade promete construir presídios em pontos estratégicos no interior

Flávio Bolsonaro recusa-se a falar sobre escala 6×1 e mais dinheiro para ‘Dark Horse’

TSE alerta sobre golpes eleitorais; saiba como identificar e se prevenir

Assuntos Assembleia Legislativa do Amazonas, deputados estaduais, manchete, vetos
Redação 8 de agosto de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

David questiona pesquisas e admite mudar estratégia eleitoral

1 de setembro de 2026
Eleitores devem desconfiar de mensagens pedindo para acessar links ou cobrando pagamentos (Imagem ilustratyiva gerada por IA/Google)
Política

TSE alerta sobre golpes eleitorais; saiba como identificar e se prevenir

1 de setembro de 2026
Professor Vinícius Siqueira Figueiredo disse que não sabe o motivo do ataque que sofreu (Imagem: Divulgação/Facebook)
Dia a Dia

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

31 de agosto de 2026
Entrega de livros será de bicicleta (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
Política

Eleitor jovem prioriza educação; idosos defendem saúde e combate à corrupção

31 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?