O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Pobreza se concentra no Norte e Nordeste, diz Lima sobre fala de Zema

6 de agosto de 2023 Política
Compartilhar
Wilson Lima diz que internet de Elon Musk no AM nunca esteve conectada a políticas públicas (Foto: Diego Peres/Secom)
Wilson Lima disse que é necessário “equilíbrio” (Foto: Diego Peres/Secom)
Do ATUAL

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), endossou as críticas de governadores do Norte e Nordeste contra as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre uma frente para “protagonismo” do Sul e Sudeste. Lima classificou a fala do colega como “ruim” e disse que “a pobreza se concentra no Norte e no Nordeste”.

“Uma declaração dessa é muito ruim porque a pobreza se concentra no Norte e no Nordeste. Sul e Sudeste não querem abrir mão do que eles têm em termos de competitividade, mas é necessário um equilíbrio. É muito perigoso estabelecer um cabo de guerra entre as regiões e colocar uma população contra a outra“, afirmou o governador do Amazonas ao jornal Estadão.

Em entrevista publicada no sábado (5), Zema afirmou que os governadores do Sul e Sudeste querem “protagonismo político” e irão atuar em bloco para evitar perdas econômicas contra outras regiões. Ele mencionou que, na reforma tributária, o grupo já começou a “mostrar peso”, evitando a criação de um conselho federativo desfavorável às duas regiões.

“Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso. Eles queriam colocar um conselho federativo com um voto por Estado. Nós falamos, não senhor. Nós queremos proporcional à população. Por que sete Estados em 27, iríamos aprovar o quê? Nada. O Norte e Nordeste é que mandariam. Aí, nós falamos que não. Pode ter o Conselho, mas proporcional. Se temos 56% da população, nós queremos ter peso equivalente”, afirmou Zema ao Estadão.

Na reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados, há a previsão da criação de um Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional para diminuir as disparidades regionais. A divisão dos recursos tem mobilizado estados do norte, nordeste e centro-oeste.

“Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade? Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década”, emendou o governador. “Já decidimos que além do protagonismo econômico que temos, porque representamos 70% da economia brasileira, nós queremos – que é o que nunca tivemos – protagonismo político”.

As falas de Zema foram defendidas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que alegou “equilíbrio”.

“Nunca achamos que os Estados do Norte e Nordeste haviam se unido contra os demais Estados. Ao contrário: a união deles em torno de pautas de seus interesses serviu de inspiração para que, finalmente, possamos fazer o mesmo, nos unirmos em torno do que é pauta comum e importante aos estados do Sul e Sudeste”, disse o governador gaúcho ao Estadão.

Notícias relacionadas

Apuração no 2º turno foi em tempo recorde, mesmo com horas extras

Indignação de estudantes da UFF originou apoio massivo a Lula no 2º turno

Justiça determina que Meta remova postagens sobre demissão por voto

Redução das penas de golpistas do 8/1 deve diminuir pressão sobre o STF

Vorcaro diz que não fez nada errado e pede voto de confiança e fim da prisão

Assuntos fundo de desenvi, Nordeste, Norte, reforma tributária, Romeu Zema, Wilson Lima
Felipe Campinas 6 de agosto de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tarifa de ônibus passou de R$ 4,50 para R$ 6, neste domingo (20), com descontos que depende do perfil do usuário (Foto: Tiago Correa/UGPE)
Dia a Dia

Sinetram diz que Estado não paga passagens estudantis desde 2025

28 de outubro de 2026
Gol Linhas Aéreas
Política

Ministério aciona Anac para monitorar voos; Gol alega notícia falsa

25 de outubro de 2026
Dia a Dia

PF investiga lavagem de dinheiro na aquisição de móveis no Amazonas

20 de outubro de 2026
Morador de Anori, no interior do Amazonas, se locomove em uma “voadeira” em meio à seca do Rio Solimões (Foto: Thiago Gonçalves/AM ATUAL).
Dia a Dia

Amazonas lidera em áreas com seca, que cresce no Norte e Nordeste

20 de outubro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?