O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Detentos fazem rebelião em presídio de segurança máxima no Acre

26 de julho de 2023 Dia a Dia
Compartilhar
Presídio de segurança Máxima Acre
A polícia fechou o acesso ao presídio e suspendeu visitas aos detentos nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/TV Acre)
Da Folhapress

SÃO PAULO – Uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco (AC), deixou ao menos três feridos nesta quarta-feira (26).

Questionado na noite desta quarta se havia mortes, o governo do Acre disse que não tinha confirmação.

Segundo o governo estadual, um policial penal acabou ferido no conflito. Ele foi atingido por um tiro de raspão na região do globo ocular e teve de ser encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. No início da noite, o agente estava em estado estável, sem risco de morte.

Ainda conforme o governo, dois presos ficaram feridos durante conflito interno entre detentos de organizações criminosas rivais e também foram encaminhados ao pronto-socorro, sendo que um deles havia recebido alta.

O motim teria sido iniciado pela manhã por 26 presos quando policiais penais faziam inspeção de segurança em um dos pavilhões.

Por causa da rebelião, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, convocou o Gabinete de Gestão Permanente de Crises, Conflitos e Agravos (GGPCA) para acompanhar o caso.

Um gabinete de crise também foi instituído pelo governo do Acre para apresentar medidas e respostas rápidas ao cenário na unidade prisional.

Por volta das 19h30, o governo estadual disse em nota que o governador em exercício, Luiz Gonzaga, solicitou ao Ministério da Justiça a presença da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para dar apoio no restabelecimento da ordem no presídio.

No documento encaminhado ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o governo pediu o envio de 40 policiais penais para reforçarem as ações em curso e garantir a integridade física dos servidores e detentos da unidade prisional.

Antes, a Secretaria Nacional de Políticas Penais, do governo Lula (PT), deverá enviar ao estado uma equipe de 40 homens de Força Tarefa da secretaria para reforçar a operação para retomar o controle do presídio.

No Twitter, Dino afirmou que por causa da crise no sistema penitenciário do Acre, havia colocado forças de segurança do governo federal à disposição.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre disse que a polícia está atuando dentro e fora do presídio com medidas operacionais e de inteligência para debelar o motim e garantir a integridade física de presos, servidores e policiais penais.

Equipes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), da Polícia Penal, e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, foram ao local logo após o início do motim.

“Estamos empenhados em resolver o quanto antes esta situação. Nossas forças policiais atuam com muita responsabilidade para que a integridade física dos profissionais e dos detentos seja preservada”, afirmou à tarde o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Evandro Bezerra.

Notícias relacionadas

Vazante do Rio Negro em 2026 tende a ser a terceira mais severa da história

TJAM vê como ‘esquisitos’ 936 acessos de defensor a processo sigiloso

Mapa facilita coleta de castanha-da-amazônia por extrativistas no AM

Sete a cada 10 brasileiros têm dificuldades para saber seus direitos

Entre usuários de internet, 32% foram alvos de tentativa de golpe

Assuntos Acre, presídio, Rebelião, segurança máxima
Valmir Lima 26 de julho de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Os réus Fabrício Duarte Araújo e Rômulo Brasil da Costa (de amarelo e laranja) foram condenados pelo júri (Foto: Carlos de Souza/TJAM)
Dia a Dia

Dois réus são condenados a 196 anos de prisão por mortes em presídio

28 de agosto de 2026
Polícia

Cinco suspeitos são presos em operação contra o tráfico de drogas no AM e AC

29 de julho de 2026
Romeu Zema (centro) na convenção do Novo: promessa de super presídio na Amazônia Imagem: YouTube/Reprodução)
Política

Candidato a presidente promete construir ‘super presídio’ na Amazônia

27 de julho de 2026
Ponte desaba no Acre
Dia a Dia

Ponte de R$ 36 milhões desaba no AC 2 anos após inauguração

6 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?