O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Crise no PL de Bolsonaro gera disputa por deputados e receio de ‘novo PSL’

15 de julho de 2023 Política
Compartilhar
Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto afirma que sigla está unida (Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados)
Por Victoria Azevedo, da Folhapress

BRASÍLIA – A discussão entre deputados do PL num grupo de WhatsApp no último fim de semana fez com que outras legendas buscassem parlamentares que estão insatisfeitos e que podem deixar o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Hoje com 99 deputados, a maior bancada da Câmara dos Deputados, o PL replica agora, em parte, crise que afetou o antigo PSL, partido nanico que Bolsonaro inflou em 2018, mas que abandonou após ser eleito presidente, levando com ele vários de seus aliados.

O monitoramento de eventuais trocas nas siglas é algo que está constantemente no radar de líderes partidários que almejam aumentar suas respectivas bancadas. Segundo relatos feitos à Folha, esse movimento se intensificou nos últimos dias. São citadas legendas como Republicanos, MDB, PP, Patriota e Solidariedade.

Um parlamentar afirmou à reportagem, sob reserva, que está em conversas avançadas com cinco congressistas do PL. Nas palavras desse político, a legenda é uma “bomba relógio” preparada para explodir, seja em votações futuras na Casa que dividam a bancada ou nas discussões sobre as eleições municipais em 2024.

A crise no PSL, que passou a se chamar União Brasil depois se fundir ao DEM, ocorreu em 2019.
Após se eleger presidente, em 2018, Bolsonaro anunciou que deixaria a legenda por divergências com dirigentes do partido, movimento acompanhado por aliados do então mandatário.

Eles tentaram depois criar um partido genuinamente bolsonarista, a Aliança pelo Brasil, mas o projeto terminou em fracasso.

Há diferenças, entretanto, entre o bolsonarismo no PSL e no PL.

Bolsonaro não está mais na Presidência da República e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, comanda uma legenda com mais peso do que o antigo PSL, além de ser um político experiente e influente entre os deputados.

A discussão entre deputados do PL começou no sábado (8), um dia após a conclusão da votação da Reforma Tributária na Câmara, ocasião em que 20 dos 99 deputados do partido votaram a favor da proposta, mesmo após pressão de Bolsonaro.

Integrantes do grupo dos 20 foram alvos de críticas nas redes sociais e se incomodaram.

A discussão teve troca de ofensas e até mesmo pedido para que deputados deixassem a legenda, colocando de um lado um grupo mais alinhado a Bolsonaro e de outro parlamentares que integram o ‘Centrão’ e não o chamado “bolsonarismo raiz”.

Entre bolsonaristas, há uma avaliação que uma eventual entrada do ‘Centrão’ no governo Lula (PT) acirrará ainda mais as divergências internas.

Líder do PL na Câmara, o deputado Altineu Côrtes (RJ), que é da ala mais próxima ao ‘Centrão’, afirmou que a situação já foi contornada, que todos os deputados estão “com cabeça de tranquilidade” e que “de jeito nenhum” o partido irá rachar.

“O PL é estruturado. O presidente Valdemar é um grande líder, tem diálogo com todos os deputados e eu procuro manter esse diálogo também. Tem que buscar respeito e equilíbrio para chegarmos aos entendimentos. É natural ter divergências”, disse.

Ele também afirmou que a estimativa do PL é que a legenda cresça na janela partidária de 2026 e que eventuais saídas estariam ligadas a questões políticas regionais, não a divergências internas. A janela é o período em que deputados podem mudar de legenda sem risco de perda do mandato.

“Nossa previsão é que vamos sair de 99 para no mínimo 120 deputados. Óbvio que vamos perder alguns, mas vamos ganhar outros. Nosso saldo será positivo”.

Côrtes se reuniu nesta semana com Valdemar e Bolsonaro, separadamente, e tratou do tema. Ele diz que ouviu de Bolsonaro que era preciso muito diálogo com os deputados para “resolver a situação”.

Na terça-feira (11), numa tentativa de contornar a crise, Valdemar divulgou uma carta endereçada aos parlamentares na qual normaliza as divergências da bancada.

Ele defendeu deputados que votaram com o Executivo em determinadas matérias, disse que o PL é um partido de oposição e acenou ao ex-presidente, afirmando que a bancada estará unida “na defesa incondicional dos valores que nosso presidente Bolsonaro fez renascer em nossos corações”.

“Minha avaliação é que tudo está caminhando como o esperado pelo partido. Todos conseguimos ver que a cada dia mais estamos unidos e buscando o melhor para a família PL”, afirmou o deputado Antonio Carlos Rodrigues (SP), ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), um dos que votaram a favor da Reforma Tributária.

“O clima atualmente está muito apaziguador. A carta amenizou, todos entenderam. Hoje não se discute mais isso, a nossa cabeça está no futuro. Precisamos organizar o partido para a disputa eleitoral em 2024”, disse o deputado Coronel Chrisóstomo (RO), da ala mais bolsonarista.

Ainda assim, parlamentares do partido afirmam, sob reserva, que o clima ainda não está pacificado – e preveem que novas discussões deverão ocorrer. Eles afirmam que após o recesso parlamentar será necessária uma reunião com dirigentes do PL.

Outro fator que incomodou deputados foi o vazamento na imprensa das mensagens de WhatsApp. Na noite de terça-feira (11), um grupo pequeno de deputados do PL se reuniu na liderança da minoria na Câmara para discutir a situação. Os celulares tiveram que ficar de fora da sala.

Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que prefere resolver divergências cara a cara. “Aprendi no PSL que você não fala em grupo de WhatsApp para evitar vazamentos”.

Em outro grupo de WhatsApp, que reúne cerca de 60 deputados do PL ligados a Bolsonaro, o tema também foi discutido. Segundo relatos, parlamentares chegaram a defender uma saída coletiva da legenda, enquanto outros pediram a expulsão de colegas mais próximos a Valdemar.

Notícias relacionadas

Presidente do TSE vai propor acordo com big techs para combater desinformação nas eleições

Lula inaugura túnel de transposição de água e diz que obra é sonho de retirantes

Partidos devem explicar critérios de divisão de dinheiro do Fundão, afirma MPF

Para 37,8%, vídeo de Michelle enfraquece muito a candidatura de Flávio Bolsonaro

Presidente do PL diz que Michelle ‘parece’ não querer participar da campanha de Flávio

Assuntos bolsonarismo, PL, reforma tributária
Redação 15 de julho de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Valdemar Costa é uma dos alvos da PF que apura envolvidos em tentativa de Golpe de Estado em 2022 (Foto: Valter Campanato/ABr)
Política

Presidente do PL diz que Michelle ‘parece’ não querer participar da campanha de Flávio

2 de julho de 2026
Indústrias da Zona Franca de Manaus (Foto: Divulgação/Suframa)
Economia

Receita reduz alcance de incentivo fiscal e Fieam considera afronta e ameaça à ZFM

1 de julho de 2026
Senador Eduardo Braga
Política

‘Juntos vencemos a poderosa Fiesp’, diz Braga após vitória da ZFM na Justiça

10 de junho de 2026
Senador Flávio Bolsonaro promete suspender reforma tributário caso seja eleito presidente do Brasil (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Política

Flávio Bolsonaro promete, se eleito, suspender por um ano a reforma tributária

9 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?