O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Com ofensiva no Facebook, extrema direita ataca população LGBT+

11 de julho de 2023 Política
Compartilhar
Candidatos transgêneros poderão usar o nome social na urna na eleição deste ano (Foto: Leo Pinheiro/Fotos Públicas)
População LGBT+ é alvo de ataques nas redes sociais por grupos de extrema direita (Foto: Leo Pinheiro/Fotos Públicas)
Por Bruno Lucca, da Folhapress

SÃO PAULO – Grupos de extrema direita vêm protagonizando debate no Facebook, rede da Meta, sobre a população trans brasileira nos últimos quatro anos. A conclusão é de análise realizada por FGV (Fundação Getulio Vargas) e Democracy Reporting International, organização fomentadora de pesquisas a respeito de cidadania em todo o mundo.

Entre 1º de janeiro de 2019 e 30 de abril deste ano, foram computadas 4.100 publicações com citação à transexualidade. Dos 10 grupos mais engajados no tema, 9 se opunham a pautas da comunidade LGBTQIA+. Ideologia de gênero, banheiros unissex e linguagem neutra foram os temas mais citados e, por consequência, atacados.

As publicações, recorrentemente, também exaltam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e figuras que nele orbitam, caso da ex-ministra e hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

No período observado, concentravam maior número de postagens sobre a população trans os grupos bolsonaristas “Soldado de Aço Resistência Patriótica” (60), “Olavo de Carvalho” (49), “Bolsonaro o Melhor Presidente” (39) , Aliança pelo Brasil 22″ (37), “Direita Racional” (35) e “ForçaBrasil” (34), além do não declaradamente alinhado “Edita Pra Mim”.

O último teria por finalidade atuar colaborativamente na edição de imagens, mas se sobressai na propagação da narrativa homotransfóbica, com 143 publicações do tipo.

Em muitos casos, mensagens idênticas foram encontradas em diferentes páginas. Segundo relatório, isso sugere a ocorrência de bots (robôs) engajados em disseminar conteúdos de ódio e desinformação em massa.

Os alvos identificados não são apenas pessoas trans. Políticos de esquerda são citados com frequência, em tentativas de criticá-los pela defesa de pautas LGBT+.

Casos veiculados na mídia nacional estimulam a profusão de conteúdo ofensivo, mostra ainda a pesquisa. Foi o ocorrido, por exemplo, após exibição de reportagem do “Fantástico” em que o médico Drauzio Varella apresentava a situação de mulheres trans e travestis em presídios masculinos brasileiros, em 2020.

Suzy, uma das entrevistadas, recebeu abraço do médico ao revelar estar há sete anos sem visitas. Após a notícia de que a mulher foi condenada por estupro e morte de criança. Os grupos se aproveitaram da situação para associar a população trans à pedofilia.

Outro padrão de discurso para atacar o grupo, conforme a pesquisa, é a religiosidade. Parte dos textos analisados apresenta relatos de pessoas afirmando ser ex-travestis, ex-drags ou ex-homossexuais “curados por Deus”.

Ligia Fabris, professora da FGV e uma das coordenadoras do levantamento, afirma que, apesar de o resultado não ter sido surpreendente, foi importante dimensionar o quão hegemônico é o discurso de intolerância.

“É cada vez mais fácil constatar que os debates recentes sobre gênero e, especialmente, sobre pessoas trans, têm sido dominados pela extrema direita. Mais ainda na internet. Eles utilizam esses temas para instigar seu eleitorado”, diz.

Notícias relacionadas

Juristas avaliam que conversas entre Vorcaro e Moraes configuram ‘promiscuidade’

Mendonça defende que plenário do STF analise diálogos de Moraes com Vorcaro

Propostas de candidatos para mulheres não incluem a política

Vorcaro consultou Moraes sobre possibilidade de escapar da Operação Compliance Zero

David diz que Rotta ‘não faz falta’ e que grupo de Cidade e Wilson é fraco

Assuntos FGV, LGBTQIA+, manchete, pessoas trans
Cleber Oliveira 11 de julho de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

David questiona pesquisas e admite mudar estratégia eleitoral

1 de setembro de 2026
Eleitores devem desconfiar de mensagens pedindo para acessar links ou cobrando pagamentos (Imagem ilustratyiva gerada por IA/Google)
Política

TSE alerta sobre golpes eleitorais; saiba como identificar e se prevenir

1 de setembro de 2026
Professor Vinícius Siqueira Figueiredo disse que não sabe o motivo do ataque que sofreu (Imagem: Divulgação/Facebook)
Dia a Dia

Sobreviver ‘foi um milagre’, diz professor esfaqueado 9 vezes

31 de agosto de 2026
Entrega de livros será de bicicleta (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)
Política

Eleitor jovem prioriza educação; idosos defendem saúde e combate à corrupção

31 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?