
Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que não repassará mais nenhum recurso para atender as reivindicações dos rodoviários. A manifestação ocorreu na manhã desta sexta-feira (12) em resposta à deflagração de greve pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus, marcada para quarta-feira (17). A categoria reivindica reajuste salarial de 12%.
David Almeida informou que a prefeitura já gasta, por ano, R$ 400 milhões para manter o serviço de transporte de passageiros funcionando e que paga os subsídios para evitar um aumento da tarifa, congelada há sete anos em R$ 3,80. Ele disse que o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas) e o Sindicato dos Rodoviários precisam entrar em um acordo para evitar a paralisação sem onerar mais o Município.
“É um problema de patrão e empregado. Toda vez a prefeitura tem que entrar para resolver e é um problema que vem se avolumando. Virou uma bola de neve. Para que o transporte coletivo se pague, a tarifa [para o usuário] seria de R$ 7,52. Nós pagamos para manter o sistema com R$ 7,52 [R$ 3,72 são subsidiados pela prefeitura]. Sendo que hoje nenhum aluno paga passagem da rede municipal e da rede estadual”, disse David Almeida.
A passagem gratuita para estudantes também tem aporte do governo do estado.
O prefeito afirmou que Manaus é a única capital do Brasil que não reajustou o valor da tarifa nos últimos sete anos. “Eles [Sinetram e Sindicato dos Rodoviários] que encontrem um caminho e me tragam uma proposta para a gente avaliar. A prefeitura, de qualquer jeito, vai continuar subsidiando [parte da tarifa], mas do jeito que está, nos termos atuais, é impossível de se manter [o sistema de transporte coletivo]”, declarou.
