Por Marcelo Salum*, especial para o ATUAL
NOVA YORK (EUA) – NRF Retail’s Big Show 2023. Finalmente o show começou com cerca de 36 mil participantes, segundo números iniciais, 1,6 mil brasileiros, sendo esta a maior delegação internacional do país na feira, e o IBV (Instituto Brasileiro de Varejo) no seu 5° ano consecutivo participando presencialmente.
O suntuoso Javits Center, abriu suas portas, para o grande encontro de varejo mundial, pós pandemia, haja vista que 2022 a NRF, foi diminuída em todos os aspectos, ainda com o temor da Covid-19.
O atual presidente do Walmart, John Furner, abriu as portas, traçando um panorama do varejo americano que apresentou crescimento de 7% em 2022, sem perder de vista o momento inflacionário por que passa os Estados Unidos, com reflexos que atinge a economia mundial.
Tendências que mudan o jogo
O primeiro convidado do evento foi o professor doutor James Cash, da Harvard Business Schools, que compartilhou sua história de superação por ser negro e ter sido o primeiro a entrar em uma universidade e se tornar um talento. Ele registrou ainda a oportunidade encontrada no varejo de se tornar membro de conselhos de empresas renomadas.
Cash deixou a seguinte lição: “Se o elevador estiver quebrado, vá pela escada, mas não deixe de ir.” É um incentivando a todos a ter e cumprir seus objetivos, custe o que custar.
Em seguida uma das grandes varejistas americana, a Macy`s, reconhecida por uma loja de departamentos sofisticada, através de seu CEO Jeff Gennette, ressaltou a importância de se valorizar e entender o cliente em sua plenitude.
Os aprendizados de Jeff norteiam as ações para que possamos construir uma jornada do cliente, fluida e reconhecida por ter facilidades em seus momentos de compra. Ele aponta como necessário a empresa ter o artigo desejado pelo cliente. Para isso é necessário que se faça a coleta de dados e hábitos do cliente.
Um dos pontos altos da conversa com Jeff foi a estratégia de impulsionar seus fornecedores, oportunizando ferramentas, investimentos e qualificação para que estes pudessem efetivamente somar ao seu negócio
3 C´s
A CEO & Founder da GDR Creative e Intelligence – Kate Anccketill, abordou os 3Cs que estão impactando o comportamento de varejistas e consumidores, sendo eles:
Covid 19: os efeitos decorrentes da pandemia que ainda refletem na questão do cuidado e falta de insumos;
Conflitos: em virtude da guerra da Ucrânia e os efeitos de restrição a geração de energia para Europa e sobretudo os impactos pela falta de fertilizantes lá produzidos, prejudicando a produção agrícola mundial.
Clima: os devastadores efeitos dos desarranjos climáticos, produzidos pelo consumo exacerbado do ser humano.
Kate finalizou com a mensagem de que a sociedade precisa incorporar o fim da abundância e partir definitivamente para o consumo consciente.
O último encontro do dia aconteceu com o CEO da Mattel – Richard Dickson, detentor de cerca de 400 marcas reconhecidas mundialmente como produtora de personagens como Barbie, e bonecas da cobiçada American Girl.
Dickson destacou os passos para sua transformação digital e os benefícios desta para ampliação de sua capilaridade.
Contudo, a transformação digital e o uso da tecnologia, de acordo com nossa leitura de mercado, só é benéfica se atender as seguintes perspectivas: efetivamente valer a pena – sendo relevante, ser fácil de usar, oferecer mais opções e escolhas e reunir dados para tomada de decisão.
Os insights das vistas realizadas na feira da NRF propriamente dita seguirão aqui em breve.
*Marcelo Salum é CEO e Founder do IBVV – Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo – e escreve para sobre a NRF 2023 numa parceria com o AMAZONAS ATUAL)