O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Vice da PGE diz que dinheiro de fundos eleitorais e partidários não pode ser desvinculado

11 de abril de 2020 Política
Compartilhar

Da Ascom PGE

BRASÍLIA – “Os recursos que compõem o Fundo Partidário possuem natureza vinculada e, em vista disso, devem ser empregados conforme prescreve a legislação de regência”. A partir desse entendimento, o vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, manifestou-se de forma contrária à consulta apresentada pelo Partido Novo ao TSE Tribunal Superior Eleitoral) quanto à possibilidade de as legendas devolverem ao Tesouro Nacional os valores recebidos do fundo. A manifestação consta de procedimento sob relatoria do ministro Luiz Felipe Salomão.

No parecer, o vice-PGE destaca a necessidade de legislação específica – o que inexiste, atualmente – para que o procedimento pretendido pelo Novo pudesse ser autorizado.

Brill de Góes lembra ainda que não há disposição normativa que obrigue o recebimento de recursos dessa natureza pelas agremiações partidárias e que, conforme decisão do TSE, recursos recusados devem ser revertidos para o próprio fundo. “A ausência de previsão legal para tal faculdade revela o silêncio eloquente do legislador que, intencionalmente, deixou de prever a hipótese aventada”, pontua em um dos trechos do documento.

Ainda em relação ao tema da devolução de recursos do Fundo Partidário não utilizados pelos partidos, o vice-PGE enfatiza, no parecer, que a matéria do questionamento formulado é de ordem essencialmente político-legislativa e não jurisdicional ou administrativa eleitoral. Assim, o campo de debate deve ser perseguido no âmbito do Congresso Nacional, e não via Poder Judiciário. E, nesse sentido, rememora-se que o próprio Partido Novo teve emenda aditiva ao PL 1.321/2019 rejeitada pela Câmara dos Deputados por 299 a 144 votos, sendo que, após tramitação no Senado Federal e retorno à Casa Iniciadora, o referido PL foi sancionado (Lei 13.831/2019), sem que tenha sido contemplada a possibilidade de devolução de recursos oriundos do Fundo Partidário diretamente ao Orçamento-Geral da União. Possibilidade semelhante também foi afastada quando da votação na Câmara dos Deputados da chamada “PEC do Orçamento de Guerra”, estando ainda a proposta de emenda constitucional a ser concluída no Senado Federal.

Nesse contexto, destaca Góes, “eventual autorização para a devolução perseguida acabaria por violar o princípio da legalidade estrita, na medida em que alteraria a lei orçamentária já aprovada e vigente”, o que seria vedado ao Estado-Juiz, ante o princípio da separação dos Poderes, concluindo que “ao Poder Judiciário não é dado fazer o papel do legislador, sendo-lhe vedado criar uma fonte ou rubrica orçamentária não prevista em lei ou alterar uma existente”. A consulta do Partido Novo deve ser decidida pelo TSE em sessão de julgamento prevista para a próxima semana.

Leia na íntegra a decisão sobre Consulta 0601012-64.2018.6.00.0000.

Notícias relacionadas

David questiona pesquisas e admite mudar estratégia eleitoral

Justiça vai avaliar percepção do eleitor sobre as Eleições 2026

Cidade promete construir presídios em pontos estratégicos no interior

Flávio Bolsonaro recusa-se a falar sobre escala 6×1 e mais dinheiro para ‘Dark Horse’

TSE alerta sobre golpes eleitorais; saiba como identificar e se prevenir

Assuntos Fundo Eleitoral, fundo partidário, PGE
Cleber Oliveira 11 de abril de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Renan Santos promete intervir em Estados para combater crime organizado (IMagem: SBT News/Reprodução)
Política

Ministro do TSE suspende campanha de Renan Santos e barra acesso ao Fundo Eleitoral

31 de agosto de 2026
Plenário do Senado
Política

Cada senador rende R$ 9,1 milhões do fundo eleitoral aos partidos

25 de agosto de 2026
Pablo Marçal
Política

TSE proíbe acesso de Pablo Marçal ao fundo eleitoral, a debates e a propaganda política

20 de agosto de 2026
Plenário do TSE: ministros mantiveram fundo de campanha no mesmo valor de 2022 (Foto: Antonio Augusto/TSE)
Política

TSE suspende análise de mais dinheiro para o PT e trava repasses do fundo eleitoral a partidos

13 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?