O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Portugueses e espanhóis lotam supermercados e esgotam papel higiênico

12 de março de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
lisboa: portugueses correm para armazenar produtos de higiene (Foto: Portal Consular/Itamaraty)

Por Giuliana Miranda, da Folhapress

LISBOA-PORTUGAL – O avanço dos casos do novo coronavírus em Portugal e na Espanha provocou uma verdadeira corrida aos supermercados. Cidadãos dos dois países apressaram-se para estocar comida, água mineral e, principalmente, rolos e mais rolos de papel higiênico.

Com quase 3.000 doentes confirmados e mais de 80 mortes, os espanhóis já temem uma quarentena generalizada, a exemplo do que acontece agora na Itália. Nos últimos dois dias, de Norte a Sul do país, a população foi às compras. Alimentos enlatados, massas e biscoitos desapareceram com rapidez das prateleiras. Em Madri e em outras cidades, mercados tiveram de fechar as portas devido à falta de mercadorias.

Recorrer às compras online também não tem sido uma opção segura os espanhóis. Os sites de várias redes de supermercado colapsaram pela quantidade simultânea de acesso e os estoques de gêneros essenciais também está baixo.

Em Portugal, onde por enquanto há 78 casos confirmados e nenhuma morte por covid-19, a situação nos supermercados é menos dramática, mas já se nota desabastecimento de várias mercadorias, como comidas enlatadas e água mineral. Os portugueses também estão esgotando os estoques de papel higiênico. Em vários bairros de Lisboa, os rolos desapareceram das prateleiras.

A reportagem visitou, na manhã desta quinta-feira, 12, cinco supermercados no bairro de Alcântara. Em todos eles, o produto estava esgotado. Segundo funcionários, diante da escassez do produto, já há quem esteja estocando rolos de papel toalha e pacotes de guardanapo. Ao se deparar com as prateleiras vazias, a arquiteta portuguesa Joana Freitas, 47, criticou a postura dos compatriotas.

“É uma absoluta falta de civismo. Estas pessoas [que estocam comida e papel higiênico] não pensam no próximo. Também não percebo a razão de comprarem tanta água em garrafa (em Portugal, a água da torneira é potável em todo o país). Parece que estão à espera do apocalipse”, comentou.

As farmácias também tiveram aumento na procura, e muitas delas estão com falta de medicamentos básicos para febre e dor de cabeça. A APED (Associação Portuguesa de Empresa de Distribuição) confirma o aumento da demanda, mas diz que, por enquanto, a situação está sob controle e sendo monitorada.

No comando da estratégia portuguesa de enfrentamento ao covid-19, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, pediu moderação. “Não devemos chegar a este ponto. Quanto mais não seja, que se recorra à horta do amigo. Não açambarquem!”, disse, durante audiência no Parlamento.

Praias lotadas

Enquanto alguns portugueses corriam aos supermercados, outros resolveram aproveitar o calor fora de época na praia. Com praticamente todas as universidades da região de Lisboa fechadas e várias escolas sem aulas, muitos jovens lotaram as areias da região de Cascais e da Costa da Caparica, na grande Lisboa, contrariando a orientação de evitar aglomerações.

As imagens das praias lisboetas apinhadas de gente correram o mundo e renderam uma série de memes quanto à suposta falta de preocupação lusitana frente aos efeitos do novo coronavírus.

A Câmara Municipal de Cascais (equivalente à Prefeitura) alertou nesta quinta-feira que pode vir a interditar as praias da região caso a situação de saúde pública se deteriore. Por enquanto, já há “equipes desmobilizadoras” tentando convencer os banhistas a voltarem para casa.

Por todo o país, no entanto, eventos seguem sendo cancelados ou adiados. Jogos do campeonato português de futebol acontecerão a portas fechadas.

Notícias relacionadas

Governo repassa 2ª parcela para elaboração do Plano Diretor da Bacia do Tarumã-Açu

Aprovados no concurso da CMM serão empossados em 1º de dezembro

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por matar crianças envenenadas

Governo combaterá receptação e institui banco de celulares roubados

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

Assuntos coronavírus, papel higiênico
Cleber Oliveira 12 de março de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

manaus
Saúde

Sete anos após a pandemia de Covid-19, a política ainda se sobrepõem à ciência, dizem pesquisadores

26 de abril de 2026
Laboratório Fiocruz
Saúde

‘Stratus’, nova variante do coronavírus, é identificada em São Paulo e Ceará

8 de julho de 2025
genoma covid
Saúde

Nova linhagem do coronavírus, XEC é identificado em três estados

14 de outubro de 2024
Dia a Dia

Cientistas alertam sobre nova variante mais agressiva do coronavírus

16 de agosto de 2023

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?