O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Para ministro da Justiça, União não deve ser banco na área de segurança

4 de setembro de 2014 Dia a Dia
Compartilhar
Ministro José Eduardo Cardozo defende que o governo seja (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Ministro José Eduardo Cardozo defende que o governo federal seja indutor de boas políticas (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

SÃO PAULO – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, encampou a defesa da discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para ampliar o papel do governo federal na articulação da aérea de segurança pública no País.

A PEC é uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), que deve ser enviada ao Congresso nas próximas semanas. Ainda não há, entretanto, detalhes do projeto anunciado pela petista no último dia 27 de agosto. A presidente Dilma ressaltou apenas que a PEC não deve alterar o papel das forças de segurança, nem o papel das Forças Armadas assim como não deve tratar sobre piso salarial para agentes de segurança.

“A União não pode ser vista como um banco na área de segurança pública. Tem que ser vista como um indutor de boas políticas. Uma mudança na Constituição legitimaria esse papel e daria a maior força para que a União pudesse, em conjunto com os Estados e municípios, tratar desse problema de maneira eficaz”, afirmou Cardozo em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

“De certa forma a perspectiva que anima essa reformulação constitucional já está em prática quando nós fazemos operações integradas com papel ativo da União. A visão já está posta no nosso cotidiano”, acrescentou o ministro ao fazer referência ao projeto piloto de integração dos agentes de segurança iniciado em nove Estados do Nordeste.

“Estamos fazendo a primeira experiência com essa operação no Nordeste. Nove Estados com Centro Integrado de comando e controle atuando de forma integrada, todos juntos, dentro de uma mesma planificação. É uma primeira experiência”.

Antes do Nordeste, o projeto de integração entre as forças policiais foi posto em prática durante a Copa do Mundo do último mês de julho. Uma primeira reunião entre os secretários de segurança dos Estados nordestinos foi realizada em dias depois do final do Mundial. Segundo o ministro, de lá para cá ainda não houve tempo, entretanto, para se verificar queda nos índices de criminalidade nas regiões onde está sendo desenvolvido o programa.

“Ainda é muito cedo para termos resultados. Mas tenho absoluta certeza de que quando dermos uma periodicidade a isso, dermos uma situação de nacionalização, o crime organizado vai sofrer muito pelo novo tipo de comportamento que nós estamos tendo. A segurança pública tem que ser ativa, não tem que ser reativa. Tem que ir frente, combater o crime organizado asfixiando as organizações criminosas”, afirmou.

Apesar da iniciativa, o ministro acredita que não haverá tempo, até o final desse governo, para que a integração dos agentes de segurança alcance todos os Estados do País. “Acho que é impossível que nós consigamos nesse pouco tempo. Precisamos dedicar um próximo período para que todos os Estados tenham centro nacionais de comando e controle, para que essa cultura da integração seja colocada como meta e pressuposto de uma boa segurança pública do país.

Se nós no final de governo conseguimos demonstrar isso com essas operações no Nordeste, nós vamos enraizar no País, pela primeira vez na nossa história, a ideia de uma segurança pública de Estado, que independe de governos, disputas corporativas, disputas políticas”, avaliou.

(Da Agência Estado)

Notícias relacionadas

Cadela é resgatada no Rio Amazonas e recebe nome de ‘Yara’

Anvisa proíbe funcionamento do site de emagrecimento Voy

Infovias fluviais garantem internet a comunidades remotas na Amazônia

Governo atualiza número de mortos por terremoto na Venezuela: 589

Censo registra queda no abandono escolar no ensino público

Assuntos segurança pública
Valmir Lima 4 de setembro de 2014
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

PM de São Paulo
Dia a Dia

STF nega pedido de cabos para garantir promoção na Polícia Militar do AM

18 de junho de 2026
Dia a Dia

Em um mês, 4,1 toneladas de drogas são apreendidas no Amazonas

14 de junho de 2026
Basta mostrar um X vermelho na palma da mão para que o atendente ou o farmacêutico acione a polícia e encaminhe o acolhimento da vítima (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Pesquisa: violência contra a mulher é o problema de segurança mais grave no país

1 de junho de 2026
Polícia

Justiça converte em preventiva prisão de dupla detida com drogas em Itapiranga

25 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?